REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14246
Tipo: Dissertação
Título: A coesão textual em narrativas de alunos do 7° ano do ensino fundamental
Autor(es): Matei, Maria Helena Corrêa da Silva
Primeiro Orientador: Fávero, Leonor Lopes
Resumo: de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tendo em vista as Expectativas de Aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico de duas escolas públicas da Região Leste do Município de São Paulo, verificamos, em primeiro lugar, os modos pelos quais alguns alunos constroem as relações semânticas responsáveis pela coesão em seus textos. Em seguida, definimos, nas produções textuais desses alunos, os recursos que apresentam inadequações e, por fim, averiguamos se os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II dessas escolas estabelecem a coesão de forma adequada à língua escrita ensinada nos anos escolares que correspondem à sua faixa etária (entre 11 e 13 anos). Para o exame, optamos pelo gênero conto, pois este vem sendo contemplado desde o Ciclo I nas escolas. A escolha foi baseada na hipótese de que é mais fácil analisar a escrita discente quando partimos de produções textuais cuja estrutura é, ou deveria, ser familiar aos seus autores. Para tanto, adotamos o conceito de texto preconizado por Beaugrande (1997): evento comunicativo em que as ações de ordem linguística, cognitivas e sociais estão relacionadas. Dessas ações, destacamos as de ordem linguística e priorizamos os conceitos de coesão, propostos por Fávero (2010), que concebe a coesão em um nível distinto do da coerência. A análise mostrou-nos que as estratégias de coesão estão presentes nas produções. Porém, tanto alunos de uma das escolas como os de outra apresentam certas inabilidades coesivas em relação ao que deles é esperado ao final desses anos do Ciclo II, considerando que as Expectativas de Aprendizagem norteiam o ensino de Língua Portuguesa nas escolas municipais de São Paulo
Abstract: This dissertation is linked to a line of research Leitura, Escrita e Ensino of the Program of Post Graduation in the Portuguese Language of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Having in mind the Learning Expectations present in the Pedagogic Project of two public schools in the East Metropolitan Area of the city of São Paulo, at the first place, it has been checked the models used by the students to build up the semantic relations responsible for the cohesion of their texts. Immediately after that, it has been defined, in the production of the text of these students the resources that present inadequacies and to close, it has been checked whether the students of the 7th grade of the secondary school of these schools have established the cohesion in the adequate form in the school years that correspond to their age group (11-13 years old). For the examination, it has been opted for genre short stories, as it has been contemplated in the schools since the first grade. The choice has been based in the hypotheses that is easier to analyse the student s writing, when using textual outputs, which structure is or should be familiar to their authors. For that, it has been adopted the concept of text advocated by Beaugrande (1997): communicative event where the actions of linguist order, cognitive and socials, are related. From those actions, it has been highlighted the ones of linguist order and prioritization has been given to the concepts of cohesion proposed by Fávero (2010), who conceives cohesion in a level different from the one of the coherence. The analyse has shown us that the strategy of the cohesion are presented in the productions. However, the students from one school, as well as the students from the other one, have shown certain cohesive inabilities in relation to what is expected from them at the end of school years spent in the secondary school, considering that the Learning Expectation orient the teaching of the Portuguese language in the Municipal schools of the city of São Paulo
Palavras-chave: Expectativas de aprendizagem
Gênero textual
Conto
Coesão
Relações semânticas
Learning expectation
Short stories
Cohesion
Semantic relations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Língua Portuguesa
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Matei, Maria Helena Corrêa da Silva. A coesão textual em narrativas de alunos do 7° ano do ensino fundamental. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14246
Data do documento: 19-Out-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Helena Correa da Silva Matei.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.