REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13890
Tipo: Tese
Título: A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
Autor(es): Villani, Fábio Luiz
Primeiro Orientador: Celani, Maria Antonieta Alba
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o processo de ensino- aprendizagem de pessoas entre sessenta e oitenta anos de idade. Durante o processo pretendemos observar as formas de inclusão destas pessoas sendo utilizada a língua inglesa como um instrumento de libertação. Como base destas reflexões algumas idéias de educadores serão apresentadas como: Freire(1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 e 2001 ), Celani (1996, 2000 e 2001), Pennycook (1994 e 1999) entre muitos outros. A metodologia utilizada será a fenomenologia de acordo com Van Manen (1990). Esperamos com este estudo oferecer uma alternativa para que as pessoas encarem o envelhecimento como um estágio normal da vida onde as pessoas podem estudar (ou voltar a estudar) e participar ativamente da sociedade moderna. Para isso, apresentamos na primeira parte deste estudo uma descrição do envelhecimento até os dias atuais. Na segunda parte da pesquisa o foco é direcionado a um grupo de idosos que estuda inglês em uma igreja católica da cidade de São Paulo tendo o pesquisador como professor e participante do grupo. Como conclusão apresentamos uma sugestão da construção de um projeto político pedagógico para cursos da terceira idade onde a inclusão e libertação devam ser os principais aspectos contemplados
Abstract: The objective of this study is to investigate de learning and teaching process of people between sixty and eighty years old. During the process we intend to observe the forms of inclusion of these people using the English language as a tool to freedom. As base for these reflections some ideas of educators will be discussed such as: Freire (1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 and 2001), Celani (1996, 2000 and 2001) and Pennycook (1994 and 1999) among many others. The used methodology will be phenomenology according to van Manen (1990). We hope with this study to offer an alternative to people to face aging as a normal stage of life where people can study (or come back to) school and also participate actively in modern society. For this, we present in the first part of this study, a description of aging until the current days. In the second part of the the research the focus is directed to an elderly group that studies English in a catholic church of São Paulo city having the researcher as teacher and participant of this group. As conclusion we present a suggestion of a political pedagogical project construction for third age courses where the inclusion and freedom must be the main contemplated aspects
Palavras-chave: Lingüística aplicada
Envelhecimento
Gerontologia
Educação
Applied linguistics
Aging
Gerontology
Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Villani, Fábio Luiz. A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13890
Data do documento: 15-Mai-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio.pdf5,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.