Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13809
Tipo: | Tese |
Título: | História de subversão do currículo, conflito e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de letras |
Título(s) alternativo(s): | Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course |
Autor(es): | Mello, Dilma Maria de |
Primeiro Orientador: | Celani, Maria Antonieta Alba |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo relatar e interpretar criticamente a implementação de uma proposta de currículo na qual se trabalha com a possibilidade de ensino de língua inglesa no curso de Letras a partir da utilização de material provocador de reflexão e discussão sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a formação do professor de Língua Inglesa. Partindo da concepção de currículo como evento (King, 1983, Connelly & Clandinin, 1988) e por meio da Pesquisa Narrativa (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004) este trabalho constrói e compõe significados para as histórias vividas entre a professora pesquisadora e seus alunos do primeiro ano do curso de Letras. Na interpretação e composição desses significados (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), em uma linguagem com base em artes (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), um panorama de subversão, conflitos e resistência é pintado |
Abstract: | This research aims at narrating and interpreting critically the implementation of a proposal curriculum which considered the possibility of teaching English at an undergraduate course (Letras) through material that trigged reflection and discussion about the teaching-learning process and about English teacher education. It is carried out considering the conception of curriculum as an event (King, 1983; Connelly & Clandinin, 1988), and through Narrative Inquiry paradigm (Clandinin & Connelly, 2000; Connelly & Clandinin, 2004). This way, it constructs and composes meanings for the stories lived by the teacher and the first year students. Using arts based language (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001; Diamond, 1999), when interpreting and composing these meanings (Ely, Vinz, Anzul & Downing, 2001), a landscape of subversion, conflict and resistance is painted |
Palavras-chave: | narrativa Letras Curriculum Narrative Inquiry English Teacher Education Currículos - Planejamento Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Professores de inglês - Formação profissional |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Mello, Dilma Maria de. Stories of subversion of the curriculum, tensions and resistance: trying to create space for teacher education in the english class at an english teacher education undergraduated course. 2005. 225 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809 |
Data do documento: | 11-Abr-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese2003.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.