REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13791
Tipo: Dissertação
Título: O diário de leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Buzzo, Marina Gonçalves
Primeiro Orientador: Machado, Anna Rachel
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensinoaprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los. O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos. Os dados foram coletados no decorrer do curso de Língua Portuguesa, por mim ministrado a alunos de 7ª série da EJA, em uma escola pública da cidade de São Paulo, e analisados numa abordagem interpretativista e de base enunciativa, inspirada no conceito de compreensão responsiva ativa, de Bakhtin (1953/1997). Os resultados mostram que os diários apresentam características individualizadas, no tocante à forma como foram seguidas as instruções e até mesmo na sua extensão. Mostram também que os alunos, no mínimo, começaram a desenvolver um certo domínio na produção de textos pertencentes a esse gênero. Finalmente, após a análise e a avaliação da proposta didática e teóricometodológica apresentadas nesta dissertação, postulo a adequação e a produtividade da inclusão do diário de leituras como instrumento fundamental de ensino interdisciplinar
Palavras-chave: Leitura (Ensino elementar)
Ensino de leitura
Diarios de leitura
Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Buzzo, Marina Gonçalves. O diário de leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2003. 169 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13791
Data do documento: 30-Mar-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Goncalves Buzzo.pdf
  Restricted Access
1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.