REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13738
Tipo: Tese
Título: A formação tecnológica a distância para docentes de um curso técnico em Secretariado, sob a perspectiva da complexidade
Título(s) alternativo(s): The distance technological formation for teachers of a Technical Secretary course, from the perspective of complexity
Autor(es): Portela, Keyla Christina Almeida
Primeiro Orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: O objetivo deste estudo é descrever e interpretar o fenômeno formação tecnológica dos docentes do curso Técnico em Secretariado de uma instituição federal, por meio da oferta de um curso a distância utilizando a plataforma Moodle. A pergunta de pesquisa: Qual a natureza do fenômeno formação tecnológica dos professores do curso Técnico em Secretariado de uma instituição federal baseado na complexidade sob a perspectiva de todos os participantes? é ponto instigador deste trabalho. Os aportes teóricos para este estudo foram baseados na Complexidade de acordo com Morin (1996, 2000, 2002, 2011), Behrens (2006) e Freire (2009, 2012); na educação a distância, conforme Moraes (2004) e Moran (2007); na formação tecnológica de professores segundo Kenski (2010), Almeida (2003, 2005), Valente (2003), Moraes (2007, 2008), Freire (2009, 2010, 2012) e Silva (2012); e no design educacional complexo, na visão de Freire (2013). Metodologicamente, esta tese adota a abordagem hermenêutico-fenomenológica, a partir da perspectiva de Freire (1998, 2007, 2010), com base em van Manen (1990) e Ricoeur (1986/2002). Os participantes da pesquisa foram 6 docentes com formação técnica que ministram aulas no curso Técnico de Secretariado de uma instituição pública federal. A descrição e a interpretação da manifestação do fenômeno em foco foram feitas por meio dos processos da textualização, tematização e pelo ciclo de validação, operacionalizados pelas rotinas de organização e interpretação, propostos por Freire (2007, 2010). As associações desenvolvidas revelaram que o fenômeno em estudo se estrutura em 4 grandes temas e seus desdobramentos. São eles: atualização com o desdobramento novos recursos; conceito com seus desdobramentos ead, oportunidade, resistência, preconceito, inovação e comprometimento; desafio e seus desdobramentos elaboração, conhecimento, e por último, o tema determinação (sem desdobramentos)
Abstract: The purpose of this study is to describe and interpret the phenomenon technological formation for teachers of a Technical Secretary course of a federal educational institution, through the offering of a distance course using the Moodle platform. The research question: What is the nature of the phenomenon technological formation of teachers of a Technical Secretary course of a federal educational institution based on complexity from the perspective of all participants? is the motivation for this research. The theoretical basis of this study were complexity, according to Morin (1996, 2000, 2002, 2011), Behrens (2006) and Freire (2009, 2012); distance education, according to Moraes (1998) and Moran (2007); teachers´ technological formation, according to Kenski (2001), Almeida (2003, 2005), Valente (2003), Moraes (2007, 2008), Freire (2009, 2010, 2012) and Silva (2012); and the complex educational design, from Freire s perspective (2013). This thesis investigate the nature of a lived experience from a hermeneuticphenomenological approach, according to Freire (1998, 2007, 2010). based on van Manen (1990) and Ricoeur (1986/2002). The research participants were 6 teachers of a Technical Secretary undergraduation course of a public federal institution. The description and interpretation of the focused phenomenon manifestation were made through the processes of textualisation, thematisation and the validation cycle, and operationalized by the organization and interpretation routines proposed by Freire (2007, 2010). The associations developed revealed that the phenomenon studied is structured in 4 themes and its ramifications. They are: updating with the ramification new resources; concept with its ramifications distance learning, opportunity, resistance, prejudice, innovation, and commitment; challenge and its ramifications preparation, and knowledge, and, at last, the theme determination (without ramifications)
Palavras-chave: Formação tecnológica de professores
Complexidade
Abordagem hermenêutico-fenomenológica
Educação a distância
Design educacional complexo
Auto-heteroecoformação tecnológica de professores
Teachers technological formation
Complexity
Hermeneuticphenomenological approach
Distance learning
Complex educational design
Teachers self-hetero-eco technological formation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Lingüística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Portela, Keyla Christina Almeida. A formação tecnológica a distância para docentes de um curso técnico em Secretariado, sob a perspectiva da complexidade. 2015. 158 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13738
Data do documento: 30-Jun-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keyla Christina Almeida Portela.pdf
  Restricted Access
3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.