???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13404
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito Cézanne: uma abordagem epistemológica à experiência da percepção e do pensamento entre arte e ciência
Autor: Vasconcellos Filho, Miguel de Frias e 
Primeiro orientador: Baptista, Ana Maria Haddad
Resumo: Este trabalho levanta uma discussão epistemológica fundamentada na visão de pensadores no assunto da percepção, intuição e pensamento, principalmente, a partir das análises de Gaston Bachelard, envolvendo Arte e Ciência, O trabalho, sem a pretensão de trazer respostas, procurou fazer uma relação artista-obra-pensadores, feitas a partir da busca de compreensão das dúvidas e inquietações ocorridas durante a elaboração da obra de Paul Cézanne (1839-1906), um nome conforme é sabido, bastante respeitado e considerado no universo da Arte, apoiadas principalmente na leitura de reflexões do próprio artista, encontradas em cartas escritas a seu amigo e confidente Emile Bernard, a seu filho Paul; a partir de narrativas de pessoas próximas a ele como Vollard e, das impressões e percepções do poeta Rainer Maria Rilke, um observador de arte, que após conhecer a obra de Cézanne, passou a analisá-la minuciosamente. Como contraponto, buscou-se a visão de físicos acostumados com a retidão do pensamento racional , porém de alguma forma envolvidos com questões da arte
Abstract: This paper rises an epistemological discussion, based in point of view of thinkers about perception, thoughts and intuition, mainly starting in Gaston Bachelard s analysis, envolving Art and Science. This paper, without intention to get answers, tried to make an artist-work-thinkers relation, started in search of comprehension of doubts and unrests, during the elaboration of Paul Cézanne s work (1839-1906), a name well-known, respected and considered in art universe, mainly found in letters wrote to his friend and confident Émile Bernard, to his son Paul; based in close person s narratives like Vollard s, and from impressions and percepcions of Rainer Maria Rilk, poet an art observer, which after know the Cézanne art, began a detailedly analysis. As oposition, was used the point of view of scientists accustomed with straightness of racional thought
Palavras-chave: Arte
Ciência
Art
Science
Cezanne, Paul -- 1839-1906
Arte e ciencia
Intuicao
Pensamento
Percepcao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: História da Ciência
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
Citação: Vasconcellos Filho, Miguel de Frias e. Efeito Cézanne: uma abordagem epistemológica à experiência da percepção e do pensamento entre arte e ciência. 2008. 82 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13404
Data de defesa: 16-Oct-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel de Frias e Vasconcellos Filho.pdf30,82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.