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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13402
Tipo: | Dissertação |
Título: | Joaquim Gomes de Souza e sua proposta de reforma do currículo da Escola Central |
Autor(es): | Neto, Sebastião |
Primeiro Orientador: | D'Ambrósio, Ubiratan |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a proposta de Gomes de Souza na reforma do currículo da Escola Central. A evolução curricular das academias militares partiu de um currículo destinado a formar engenheiros, e caracterizou-se pelo constante confronto de opiniões entre correntes cientificistas , que advogavam por uma ampla base de cultura geral, e profissionalistas , que preferiam uma formação preponderantemente militar. Foi influenciada pelo pensamento filosófico positivista e pelas diversas tendências pedagógicas que pontuaram a educação brasileira no último século. A discussão em relação à reforma do currículo na Escola Central prosseguiu por muito tempo, mesmo após o advento do regulamento de 1860, elaborado com o pensamento de se contrapor às idéias de Jerônimo Francisco Coelho. E ganhou grande altura com os discursos de Gomes de Souza e de Silva Paranhos (futuro Visconde do Rio Branco), proferidos na Câmara, nos anos de 1859 e 1860. Ambos lentes da Escola Central, ambos expoentes da cultura matemática, ao se colocarem em posições opostas no exame do problema curricular, deram ao debate culminâncias nunca vistas até então |
Abstract: | The current research has the aim of showing the proposal of Gomes de Souza to reform the curriculum of Escola Central. The curricular evolution of the military academies set out from a curriculum that was destined to graduate engineers and characterized itself as the constant conflict of opinions between scientificists , who advocated for a large basis of general culture, and professionalists , who preferred a formation that was totally military. It was influenced by the Comte s positivist philosophy thought and by the many pedagogical tendencies what punctuated the Brazilian education during the last century. The discussion related to the reform of the curriculum of the Escola Central improved for a long time, even after the beginning of the rules and regulations in 1860, developed with the purpose of having different opinions against the ones s of Jerônimo Francisco Coelho. And producing great effect with the speeches of Gomes de Souza and of Silva Paranhos (Viscount to be of Rio Branco) made in the house of representatives in the years of 1859 and 1860. Both professors of Escola Central, both with special knowledge in mathematical culture, when working in opposite directions in the exam of the curriculum problem, they gave to the issue an importance never seen at that time |
Palavras-chave: | História da matemática no Brasil História da educação History of science History of mathematics in the Brazil History of education Souza, Joaquim Gomes de -- 1829-1863 Escola Central (Brasil) -- Historia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | História da Ciência |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
Citação: | Neto, Sebastião. Joaquim Gomes de Souza e sua proposta de reforma do currículo da Escola Central. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13402 |
Data do documento: | 6-Out-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
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