Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13294
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo das relações entre arte e ciência no Renascimento: a visão de Piero della Francesca sobre a perspectiva |
Título(s) alternativo(s): | A study of the relationship between art and science in the Renaissance: Piero della Francesca on perspective |
Autor(es): | Moraes, Vagner Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Beltran, Maria Helena Roxo |
Resumo: | O estudo sobre as distorções criadas ao se tentar representar figuras tridimensionais em planos bidimensionais, como em quadros e afrescos, trouxe a problemática de como se poderiam reduzir tais distorções do ponto de vista óptico, geométrico e fisiológico. Olhando para a perspectiva estudada durante o Renascimento por Piero della Francesca (c.1420 1492), pretendeu-se entender o que este autor compreendia por distorção e como a solucionou. Piero della Francesca foi pintor e destacou-se por apresentar uma postura revolucionária quanto aos princípios estéticos. Realizou investigações sobre questões pictóricas, geométricas e arquitetônicas. Dos tratados que escreveu, conservam-se apenas três, sobre perspectiva (De Prospectiva Pingendi), geometria (Libellus de Quinque Corporibus Regullaribus) e aritmética (Trattado d Abaco). Para alcançar as respostas à problemática citada no primeiro parágrafo foram usados como documentos a edição crítica aos cuidados de Nicco-Fasola de De Prospectiva Pingendi e, como bibliografia secundária, livros e artigos sobre a sociedade em que tal teoria estava inserida, sobre os escritos de óptica e de arte desenvolvidos e estudados no século XV, aos quais Piero della Francesca, muito provavelmente, teve acesso |
Abstract: | The study of the distortions created to represent three-dimensional figures in two-dimensional planes, as in paintings and frescoes, brought up the issue of how such distortions could be reduced from the optical, geometric and physiological points of view. Focusing on perspective as studied during the Renaissance by Piero della Francesca (c.1420 - 1492), this research aims to understand what the author meant by distortion and how he had solved it. Piero della Francesca was a painter and also an art theorist, who promoted changing in aesthetic principles. Besides, he conducted research on pictorial, geometric and architectural issues. Of all the treatises he had wrote, only three are conserved, on perspective (De Prospectiva Pingendi), on geometry (Libellus of Quinque Corporibus Regullaribus) and on arithmetic (Trattado d'Abaco). To achieve such responses we have used as documents, the critical edition made from Nicco-Fasola of De Prospectiva Pingendi and, as a secondary bibliography, books and articles about the society in which such theory was inserted, on the writings of optical and art developed in the fifteenth century, that Piero della Francesca, most likely, had accessed |
Palavras-chave: | Piero della Francesca Perspectiva Óptica Distorção History of Science Perspective Optics Distortion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | História da Ciência |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
Citação: | Moraes, Vagner Rodrigues de. A study of the relationship between art and science in the Renaissance: Piero della Francesca on perspective. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13294 |
Data do documento: | 26-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História da Ciência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vagner Rodrigues de Moraes.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.