REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorRossetti, Marinella Binda-
dc.contributor.advisor1Soler, Maria Angélica-
dc.date.accessioned2016-04-27T19:31:30Z-
dc.date.available2007-06-19-
dc.date.issued2007-05-08-
dc.identifier.citationRossetti, Marinella Binda. A mulher professora na cidade de São Paulo: política, imprensa e universidade (1971-1990). 2007. 256 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/12987-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a formação e as condições oferecidas ao exercício docente na educação básica, aqui representada pela mulher, por ser ela 81,3% do professorado brasileiro. O momento histórico escolhido, de 1971 a 1990, compreende, do Regime Militar (1964) à Redemocratização Política (1985), quando se delineou a política educacional concretizada na reforma geral do ensino, criada pelas Leis 5.540, de 28 de novembro de 1968, que fixou normas para a organização e funcionamento do ensino superior e pela Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971, que reformulou o ensino de 1º e 2º graus. Objetivamos avaliar a aplicação dessas Leis que tiveram como propósito ampliar o acesso à rede escolar, averiguando os obstáculos que, ao longo dessa implantação, favoreceram o estabelecimento do chamado Fracasso Escolar. A realização deste trabalho contou com depoimentos de professores e professoras e outras diversas fontes como jornais do período, censos populacionais, revistas da época, trabalhos acadêmicos e literatura que, articulados, auxiliaram a reconstituição histórica tendo como eixo a mulher professora, estabelecida na cidade de São Paulo. Após a análise, verificamos que a legislação como planejada percorreu um caminho singular, pois ao visar a ampliação de vagas desconsiderou a formação e a capacitação profissional, não ponderou as ações subjetivas como produto final do trabalho docente, as soluções fixadas não abreviaram o choque entre expectativa e realidade, mas depreciaram as relações de força e de poder que se constituiriam entre a comunidade educativa. A Lei imposta menosprezou a situação desastrosa, quando não, deseducativa, tanto em relação aos professores como aos seus alunos, subestimando as conseqüências sociais. Assim sendo, o fracasso do sistema escolar não foi significativo, visto sob a ótica dos professores das redes públicas paulistanas, mas foi entendido como negligência na aplicação das políticas públicas educacionais, durante um longo período e, portanto, de responsabilidade exclusiva dos representantes do Estado nacional, tanto dos governos militares como dos governos civispor
dc.description.abstractThis research investigates both the education and the working conditions offered to teachers for the elementary school grades, hereafter represented by women, who account for 81,3% of the total number of teachers in the country. The moment in time chosen, from 1971 to 1990, comprises periods of Military Regime (1964) and of the way towards political re-democratization (1985), when the educational policy that led to the general reform of education was outlined, and brought to effect by Law 5540, passed on November 28, 1968. This law brought the regulations for the organization and functioning of graduate studies. Furthermore, Law 5692, taking effect from August 11, 1971 reformed elementary and high school. We aim at evaluating the enforcement of these Laws, which intended to broaden access to schools, verifying the obstacles that fostered the so-called Scholarly Failure along their implantation process. This paper assembled statements by male and female teachers, and other sources of information such as newspapers and magazines from those days, population census, academic papers and the writings on the subject, which, brought together, helped the historic reconstruction of the facts, having as the axis the woman-teacher living in São Paulo. Analysis allowed us to confirm that the legislation followed a particular pathway: aiming at enlarging the number of seats in schools, it failed to take into consideration both the enhancement of education and professional competence, and subjective actions as a final product of teaching actions. Thus, solutions brought about did not lessen the shock between hope and reality, and downgraded the relationships of strength and power that constituted themselves within the educational community. The imposed law belittled the disastrous, even un-educational situation as far as both teachers and students were concerned, and underestimated its social consequences. Hence, the failure of the educational system was not significant if seen from the viewpoint of teachers of the public schools in the city, but was understood as negligence in the application of public educational policies for a long period, and the State was therefore to blame, during the military and the civil governments alikeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25682/Marinella.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação básicapor
dc.subjectmulherpor
dc.subjectprofessorapor
dc.subjectcidade de São Paulopor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectfracasso escolarpor
dc.subjectcrise educacionalpor
dc.subjectconstrução do discurso de crisepor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectuniversidadepor
dc.subjectelementary educationeng
dc.subjectwomaneng
dc.subjectteachereng
dc.subjectthe city of São Pauloeng
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjectscholarly failureeng
dc.subjecteducation crisiseng
dc.subjectthe building of a crisis speecheng
dc.subjectjournalismeng
dc.subjectuniversityeng
dc.subjectProfessores -- Sao Paulo (cidade)por
dc.subjectEducacao e Estado -- Brasil -- 1971-1990por
dc.subjectFracasso escolar -- Sao Paulo (cidade)por
dc.subjectEducacao -- Sao Paulo (cidade) -- 1971-1990 -- Cobertura jornalisticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA mulher professora na cidade de São Paulo: política, imprensa e universidade (1971-1990)por
dc.typeTesepor
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