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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12736| Tipo: | Tese |
| Título: | O palácio de Deus e o templo do rei: a iconografia religiosa mineira e sua relação com os poderes constituídos |
| Autor(es): | Dias, Marcos Horácio Gomes |
| Primeiro Orientador: | Torres-Londoño, Fernando |
| Resumo: | A problemática desta pesquisa é referente ao contexto do surgimento da arte mineira no século XVIII, marcada pela colonização portuguesa e a afirmação dos valores católicos cristãos. As obras desse período são definidas pela retórica e são condicionadas pela economia do ouro e por uma sociedade baseada em cânones aristocratas e escravocratas. A história de Minas Gerais caracteriza-se, acima de tudo, por uma religiosidade específica dentro do território colonial português assinalada pela organização laica das ordens terceiras, confrarias e irmandades. Nesse sentido, todo um aparato artístico foi importante para mostrar, distinguir e ordenar essa sociedade que ficara rica rapidamente, ao mesmo tempo em que grandes setores dessa mesma sociedade estivessem pobres, escravizados e sem perspectiva de vida. O objetivo geral da pesquisa foi promover uma análise da iconografia religiosa dessas diferentes irmandades analisando o discurso do poder instituído nessa época por meio dos símbolos e alegorias cristalizados nas obras artísticas desses grupos. As associações leigas mais significativas em Minas Gerais, por conta da quantidade e qualidade de seus templos e capelas, são: Ordem Terceira de Nossa Senhora Do Carmo, Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Irmandade de Nossa Senhora das Mercês. Especificamente, objetivou-se determinar a narrativa hagiográfica localizada num contexto colonial fruto de uma relação estreita entre catolicismo romano e o Estado absolutista português |
| Abstract: | ABSTRACT: The objective of this research is regarding the context of the appearance of Minas Gerais s art in the 18th century, marked by the Portuguese colonization and e statement of the Christian Catholic values. The works of that period are defined by the rhetoric and they are conditioned by the economy of the gold and for a society based on canons aristocrats and slavocrats. The history of Minas Gerais is characterized, above all, by a specific religiosity inside the Portuguese colonial territory marked by the secular organization of the orders third, brotherhoods and fraternities. In that sense, an entire artistic apparatus was important to show, to distinguish and to order that society that had been rich quickly, at the same time, that great sections of that same society were poor, enslaved and without perspective of life. The general objective of the research was to promote an analysis of the religious iconography of those different fraternities by analyzing the speech of the power of the monarch instituted at that time through the symbols and allegories crystallized in the artistic works of those groups. The more significant secular associations in Minas Gerais, due to the amount and quality of their temples and chapels, are: Order Third of Nossa Senhora do Carmo, Order Third of São Francisco de Assis, Fraternity of Nossa Senhora do Rosário and Fraternity of Nossa Senhora das Mercês. Specifically, it was aimed at determing the hagiografic narrative located in a colonial context as a result of a narrow relationship between Roman Catholicism and the Portuguese absolutist State |
| Palavras-chave: | Arte (Minas Gerais) Religião Absolutismo Barroco Rococó Iconografia religiosa Art (Minas Gerais) Religion Absolutism Rhetoric Baroque Rococo Religious iconography |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | História |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
| Citação: | Dias, Marcos Horácio Gomes. O palácio de Deus e o templo do rei: a iconografia religiosa mineira e sua relação com os poderes constituídos. 2012. 399 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12736 |
| Data do documento: | 18-Mai-2012 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em História |
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