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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1259
Tipo do documento: Dissertação
Título: Marketing social nas organizações com fins lucrativos: uma vantagem competitiva
Autor: Ekuni, Katia Midori
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo contribuir com as discussões a respeito do marketing social em organizações com fins lucrativos. Propõe-se que as empresas passem a desenvolver as atividades sociais de forma mais planejada, com orientação adequada e com acompanhamento dos resultados, verificando o quanto estas ações podem ser benéficas para todos os envolvidos no processo quando realizados de forma mais profissional. Entidades como o Instituto Ethos podem dar uma importante contribuição para as empresas que pretendem realizar um trabalho social efetivo. As empresas associadas são orientadas a compreender e incorporar o conceito de responsabilidade social no cotidiano de sua gestão, recebendo suporte informativo com diretrizes e iniciativas que pretendem servir como fonte de idéias e subsídios para que os empresários possam incorporar condutas éticas em suas operações. Também levanta questões relativas à preocupação ambiental e traz um estudo a respeito da certificação ISO 14000 e a sua importância para as empresas. Esta preocupação com o meio ambiente tem sido considerada muito mais uma questão estratégica do que propriamente um cumprimento de normas para as empresas que utilizam recursos da natureza. Por isso, a certificação ambiental tem constituído uma grande contribuição para as empresas tanto na credibilidade para negociações transnacionais como também na melhoria de seu desempenho ambienta!. A preocupação ambiental, assim como as ações voltadas para a comunidade são atividades bastante pertinentes para o setor empresarial. Em seguida, preocupou-se em discorrer sobre a Ética e a Responsabilidade Social, visando distinguir e esclarecer o papel de cada uma nas atividades da empresa. Diante do equívoco entre as várias faces das ações sociais e éticas, foi abordado ainda, o grau de envolvimento das empresas nos compromissos com a sociedade, mostrando que estes nem sempre expressam a responsabilidade social ou a ética da empresa. Verificando uma tendência bastante promissora na busca do bem estar da sociedade e do meio ambiente por parte das empresas, embora ainda seja realizado de forma bastante amadora, vislumbra-se um caminho possível na atuação conjunta entre empresas, governo e organizações da sociedade civil, formando parcerias para a construção social viabilizando um trabalho mais profundo e mais efetivo na solução dos problemas mais emergentes da sociedade. Finalizando, sugere-se uma interpretação das atividades sociais como vantagem competitiva para as empresas, agregando valor tanto para a empresa quanto para a sociedade, para os clientes, para os colaboradores internos e para os fornecedores. Espera-se que as discussões em torno da ótica social possam contribuir para que as empresas encontrem caminhos viáveis que atendam ao mesmo tempo os objetivos econômicos e as necessidades da sociedade PALAVRAS-CHAVE: Marketing social, responsabilidade social, ética, vantagem competitiva
Abstract: This investigation has the goal to contribute with the discussions conceming social marketing in profit organizations. It recommends that organizations should develop the social activities in a planned way, with appropriate guidance and results' assistance; finding that when these actions are accomplished in a professional manner they are useful for all persons that are engaged on the processo Associations like Ethos Institute could contribute towards organizations that intend to accomplish an effective social work. Associated organizations are orientated to understand and incorporate the meaning of social responsibility in their daily works; receiving journals with guidelines in order to offer ideas and assistance to entrepreneurs incorporate ethic behaviors in their actions. This research also provides a study about environmental issues and the ISO 14000 certification and its importance to the organizations. This concern about the environment has been considered as a strategic issue and not as rules to organizations make use of environmental searches. Because of this the environmental certification has developed to the organizations a great contribution related to reliability on international business and improvements in their environmental performance. The environmental concern and actions towards the community are important to the business sector. The next issues are Ethic and Social Responsibility, aiming to distinguish and elucidate their functions in all activities of the organizations. It also was approached how the organizations are involved with the community, expressing that they are not always dealing with social responsibility and ethic. It was verified that organizations are seeking the environment and society welfare, even if they are dealing with these issues in an amateur manner, it is possible to observe a team work with the organizations, the government and the civil society organizations, going into partnership to the social structure in order to resolve the most emergent problems of the community. Concluding, it is proposed an interpretation of the social activities as a competitive advantage to the organizations, adding value to the organizations as well as the society, customers, employees and suppliers. It is hoped that the investigation about the social issues can contribute with the organizations in order to find the best way to assist the financial aims and the society needs KEY WORDS: social marketing, social responsibility, ethics, competitively advantages
Palavras-chave: Marketing social
Responsabilidade social
Etica
Vantagem competitiva
Administracao de Empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Ekuni, Katia Midori. Marketing social nas organizações com fins lucrativos: uma vantagem competitiva. 2002. 197 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1259
Data de defesa: 30-Dec-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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