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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12527
Tipo do documento: Dissertação
Título: Envelhecimento e educação de idosas: processos e desenvolvimentos singulares
Autor: Branco, Patricia Gimenes
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A sociedade global vive profundas transformações em sua estrutura social, econômica, política e cultural. Neste contexto, a busca da compreensão sobre a realidade mundial e, principalmente, a construção de sentidos para a vida e existência, tem sido muitas vezes empreendida pelo humano. A contemporaneidade como um tempo de complexidade crescente, vem desafiando muitos indivíduos a trabalharem pela construção e aperfeiçoamento de sua própria humanidade, que ocorre por todo o ciclo de vida. A humanização do ser, em todas as fases da vida, supõe a vivência da educação como um processo de desenvolvimento singular, onde cada indivíduo deve ser plenamente atendido em suas especificidades, reconhecido em suas habilidades, compreendido em suas dificuldades, de modo que seus direitos sejam respeitos e valorizados. Um expressivo contingente de pessoas idosas vem sendo acolhido nos últimos anos por diversas instituições de educação superior no Brasil. Na cidade de São Paulo, em especial, há um grande número de instituições que desenvolvem programas sócio-educacionais destinados a este público, a fim de garantir a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida e da vivência de relacionamentos intergeracionais na velhice. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivou compreender os significados da experiência singular do envelhecimento de dez mulheres idosas que freqüentam um programa de educação desenvolvido por uma instituição de educação superior privada da cidade de São Paulo, considerando as razões do seu ingresso, suas expectativas em relação às propostas e dinâmicas do programa, tipo de participação e as percepções das entrevistadas sobre a convivência com as colegas e as aprendizagens mais significativas construídas ao longo desse processo. Através da análise dos dados coletados em entrevistas individuais, pudemos constatar que o envelhecimento é um processo dinâmico, singular, complexo e heterogêneo, que não envolve apenas dificuldades e perdas dolorosas, mas também aquisições importantes que auxiliam as mulheres idosas a recodificarem a própria percepção que construíram sobre a velhice e o processo de envelhecimento. O aprendizado do reconhecimento das suas vulnerabilidades e limitações, resultantes do declínio causado pelo processo de senescência, o desenvolvimento da sua auto-estima e da valorização da dignidade, resultantes das vivências nesse programa de educação permanente e a construção de vínculos de amizade foram, sem dúvida, as maiores conquistas para essas mulheres. Considerando que o envelhecimento se constitui em processo singular, o desenvolvimento é contínuo, possibilitando novas aprendizagens e oportunidades de mudanças
Abstract: The global society is undergoing deep changes in its social, economic, political and cultural structure. In this context, the quest for the understanding of the reality of the world and, in particular, the building of sense for life and existence, has been many times undertaken by the human beings. The contemporaneity with an increasingly complex time has defying many individuals to work for the construction and perfecting of their own manhood, that occurs throughout the life cycle. The humanization of the being, in all phases of life, assumes the education experience as a singular development process, wherein each individual must be fully served in his specificities, recognized in his abilities, understood in his difficulties, so that his rights are respected and valued. An expressive number of elder people have been received, in the last years, by several higher education institutions in Brazil. In the city of São Paulo, in particular, there are a large number of institutions that develop social-educational programs intended to that public, in order to assure the possibility of learning along life and experiencing inter-generation relationships at the old age. This qualitative approach research aimed at understanding the meanings of the singular experience of aging of ten older women that attend to an educational program developed by a private higher education institution in the city of São Paulo, considering the reasons for their entrance, their expectations as to the proposals and dynamics of the program, type of participation and the perception of the interviewed participants on the living with the colleagues and the most significant lessons learned along this process. Through the analysis of the data collected in individual interviews, we could find that aging is a dynamic, singular, complex and heterogeneous process that does not involve only difficulties and painful losses, but also important acquisitions that help older women to re-code their own perception that they have built about old age and the aging process. The learning of recognizing their vulnerabilities and limitations, resulting from the decline caused by the aging process, the development of their self-esteem and the valuation of dignity, resulting from the experiences of this permanent education program and the construction of friendship bonds were, undoubtedly, the best conquests for these women. Considering that aging is a singular process, the development is continuous, permitting new learning and opportunities for change
Palavras-chave: Velhice
Pessoa idosa
Educação
Convivência
Amizade
Aprendizagem
Desenvolvimento singular
Aging
Old age
Elder people
Education
Experiencing
Friendship
Learning
Singular development
Envelhecimento
Idosos -- Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Gerontologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Branco, Patricia Gimenes. Envelhecimento e educação de idosas: processos e desenvolvimentos singulares. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12527
Data de defesa: 28-Sep-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

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