???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12261
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Adolescentes com paralisia cerebral: estudo de casos clínicos |
Título(s) alternativo(s): | Adolescents with cerebral palsy: clinical case studies |
Autor: | Castellano, Giuliana Bonucci ![]() |
Primeiro orientador: | Freire, Regina Maria Ayres de Carvalho |
Resumo: | Esta dissertação destaca a clínica fonoaudiológica como espaço para a escuta do corpo (falante) de sujeitos com paralisia cerebral. Nesse sentido, as marcas motoras irreversíveis no corpo, os impedem de articular a fala, mas não interdita Sabrina e Juan de falar ao ganharem voz pela fala do Outro. Objetivo: Estudar dois casos clínicos de adolescentes com paralisia cerebral. Método: Foram apresentados fragmentos de sessões fonoaudiológicas em que se utilizou o suporte do diário e da prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa, analisados com base no modelo de organização dos sintomas de linguagem, segundo (GOUVÊA, FREIRE e DUNKER, 2009). Este modelo foi assentado sobre a estrutura multiestratificada e articulada dos estratos da escrita, da língua, da fala, do sujeito, do Outro, da metáfora e da metonímia (GOUVÊA, 2007). Resultados e conclusões: Nos estudos de casos clínicos apresentados foi possível estabelecer diagnósticos diferenciais próprios a clínica fonoaudiológica a partir do delineamento da semiologia, da hipótese etiológica e o conseqüente (re)direcionamento da terapêutica fonoaudiológica, com base na sanção sobre o ato, o sujeito e a lei |
Abstract: | This dissertation presents the Speech-Language Pathology clinic as a space for listening to the (talking) body of individuals with cerebral palsy. In this manner, the irreversible motor marks on their bodies may prevent them from articulating speech, but do not stop Sabrina and Juan from gaining a voice through the Other s speech. Aim: To study two clinical cases of adolescents with cerebral palsy. Methods: This study presents fragments of Speech-Language Therapy sessions in which the diary and Supplementary and/or Alternative Communication board were used for support. These fragments were analyzed based on the language symptoms organization model, according to (GOUVÊA, FREIRE and DUNKER 2009). This model was set on the multilayered and articulated structure of the strata of writing, speech, language, of the individual, the Other, of the metaphor and the metonym (GOUVÊA, 2007). Results and conclusion: In the presented clinical case studies, it was possible to establish differential diagnoses pertaining to the Speech-Language Pathology clinic, from the outlining of semiology, of the etiogical hypothesis and the consequent (re)direction of Speech-Language therapy based on sanction on the act, the subject and the law |
Palavras-chave: | Sintomas de linguagem Escuta do corpo Cerebral palsy Speech-language pathology Language symptoms Listening to the body Paralisia cerebral |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Fonoaudiologia |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Citação: | Castellano, Giuliana Bonucci. Adolescents with cerebral palsy: clinical case studies. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12261 |
Data de defesa: | 26-Feb-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Giuliana Bonucci Castellano.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.