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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cantor lírico: conceituação e caracterização da expressividade
Título(s) alternativo(s): Lyric singer: formation of the concept and characterization of the expressiveness
Autor: Pacheco, Natália Fonseca 
Primeiro orientador: Andrada e Silva, Marta Assumpção de
Resumo: INTRODUÇÃO: um dos ramos de atuação da Fonoaudiologia é o aprimoramento da voz profissional e a expressividade é um dos focos desse trabalho. Por outro lado, as pesquisas têm abordado primordialmente a voz falada e poucos trabalhos estudam a questão da expressividade no canto. OBJETIVO: analisar a conceituação e a caracterização da expressividade segundo o cantor lírico. MÉTODO: como método entrevistou-se 40 cantores líricos, acima de 21 anos e com mais de três anos de atuação profissional. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-aberto, elaborado para a pesquisa. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dados baseou-se na metodologia de Minayo (2004). RESULTADOS: os dados foram, inicialmente, codificados. Em seguida, foram reagrupados de acordo com os núcleos de sentido, chamados eixos temáticos. Das respostas dos cantores foram extraídos sete eixos temáticos: emoção/ sentimento, entrega/doação, comunicação com o público, conhecimento/ estudo, características pessoais do cantor, técnica vocal e texto. De acordo com os resultados, o conceito de expressividade para o cantor lírico está ligado à emoção, ao sentimento e também à entrega. CONCLUSÃO: como considerações finais, segundo os cantores líricos profissionais a expressividade relaciona-se com o psiquismo, já que a emoção e os sentimentos são apontados por eles como os condutores da expressividade. Fica também explicito que, para eles, a expressividade é um conceito subjetivo
Abstract: INTRODUCTION: one of the branches of the Phonology actuation is the refinement of the professional voice and the expressiveness is one of the focuses of this work. Researchers have primordially come to grips with the spoken voice and a few works study the singing expressiveness, otherwise. PURPOSE: analyze the conceptualization and characterization of the expressiveness according the lyric singer. METHOD: as the method, 40 over 21 year old lyric singers were interviewed, and having all of then 3 year or more professional career. The instrument used for the data collection was the half-open questionnaire, elaborated for the research. The interviews were recorded and afterwards transcribed. The data analysis was based upon the methodology of Minayo (2004). RESULTS: data were initially coded. Then, were re-grouped according to their sense nucleuses, called thematic axles. From the singers answers, seven thematic axles were extracted: emotion/ feeling, surrender/donation, communication with the public, knowledge/study, vocal technic and text. According to the results, the lyric singer concept of expressiveness is connected to the emotion, feeling and also to the surrender. CONCLUSION: as final considerations, according to professional lyric singers, the expressiveness reports to the psyche, once, by those singers, the emotion and feelings are pointed as the expressiveness conductors. It is also clear that expressiveness is a subjective concept
Palavras-chave: Voz cantada
Voz profissional
Música
Sung voice
Professional voice
Music
Cantores
Expressao vocal
Voz
Musica vocal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Pacheco, Natália Fonseca. Cantor lírico: conceituação e caracterização da expressividade. 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12251
Data de defesa: 27-Oct-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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