Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12142| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O efeito do uso de sinais na aquisição de linguagem por criancas surdas filhas de pais ouvintes |
| Autor(es): | Vieira, Maria Ines da Silva |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Cristina da Cunha |
| Resumo: | O objetivo desse estudo é analisar, numa abordagem bimodal, o efeito do uso de sinais na aquisição de linguagem por duas crianças surdas com perda sensorioneural profunda. Os dados que serviram de base para esta pesquisa foram obtidos no Programa de Atendimento Bimodal, do IESP-DERDIC/PUCSP, que se caracteriza pelo atendimento educacional de crianças de zero a três anos de idade. Visando contextualizar o emprego de sinais em um programa educacional, o trabalho apresenta uma retrospectiva histórica da educação de surdos, tanto no mundo, como no Brasil e no IESP-DERDIC/PUCSP, escola especial na qual está inserido o Programa de Atendimento Bimodal (PAB), onde os dados foram obtidos. A análise longitudinal dos dados obtidos nas gravações das criançassujeito revelou que ambas sofreram efeito do uso de sinais, ainda que de forma diferente, o que é atribuído, na dissertação, à imagem que a família faz da surdez, o que vai responder por diferentes atitudes em relação ao uso dos sinais e, conseqüentemente, no comportamento das crianças. Em um dos sujeitos FV o uso dos sinais possibilitou que ele se tornasse mais atento, aos poucos foi se envolvendo nas atividades propostas pela pedagoga, sua atenção foi aumentando, a birra que apresentava foi diminuindo e, no final das gravações foram observados os primeiros sinais em seus dados. Também a mãe parece ter sido afetada pelos sinais, demonstrando ao longo do ano interesse em aprendê-los. No outro sujeito JF que já chegou com uma linguagem gestual partilhada com a família, os efeitos dos sinais foram observados logo nas primeiras gravações, na forma de incorporação dos usados pela pedagoga ou pelos familiares. Ao longo das gravações o repertório de sinais foi umentando e, no final de seis meses de trabalho, JF já apresentava um início de relato de histórias através de sinais. A família mostrou-se, desde o início muito interessada em aprender os sinais e os usava com JF. Embora as crianças tenham apresentado desenvolvimento no uso dos sinais, o uso da língua de sinais só foi observado depois que as mesmas foram inseridas no curso de Educação Infantil e expostas à Língua de Sinais Brasileira, usada por um instrutor surdo |
| Abstract: | The objective of this study is to analyze, in terms of a bimodal approach, the effect of sign use in the acquisition of language by two deaf children, who have a profound sensorial and neural loss. The data for the present research were gathered at the Bimodal Attending Program, of IESP-DERDIC/PUCSP. Such a program provides educational assistance to children, from zero to three years old. This study aims at contextualizing the use of signs in an educational program; therefore it presents a historical retrospective of the educational process of the hearing impaired, both in a global, Brazilian and IESP-DERDIC/PUCSP perspective as well. The IESP-DERDIC/PUCSP is a special school, which has the Bimodal Attending Program, where the data were gathered. The longitudinal analysis of the data obtained during the recording sections of subject-children showed that they both suffered the effects of sign use, however in different ways. This can be attributed, and can be seen in the dissertation, to how the family sees deafness, for this may have different consequences, both on the children s behavior, as well as in their use of the signs. One of the subjects FV by using signs became more attentive, therefore more participative on the activities proposed by the pedagogue. His level of attention increased, his naughty behavior became better, and at the end of the recording sections it was possible to observe the use of signs on his data. The mother seemed to have been affected by the use of signs too, demonstrating, during the year, interest in learning them. The second subject JF had already a gestural language, which he shared with his family. The effects of the signs were observed right at the first recording sections, for the ones used by the pedagogue, or the family were incorporated by him. During the recording sections the collection of signs increased, and, at the end of a six months period, JF manifested he was beginning tell a story using signs. Right from the start, his family showed a great interest in learning the signs and in using them with JF. Although the children did present some development in terms of using the signs, the use of sign language was only observed after they were enrolled in the Children s Education course, and exposed to Brazilian Sign Language, used by one of the instructors |
| Palavras-chave: | bimodal DERDIC-história |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Fonoaudiologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
| Citação: | Vieira, Maria Ines da Silva. O efeito do uso de sinais na aquisição de linguagem por criancas surdas filhas de pais ouvintes. 2000. 142 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12142 |
| Data do documento: | 30-Mar-2000 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese_62424.pdf Restricted Access | 505,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

