REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12088
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação suplementar e/ou alternativa na vida de pessoas com paralisia cerebral, adultas e institucionalizadas
Autor(es): Silva, Marisa Cláudia Feital da
Primeiro Orientador: Friedman, Silvia
Resumo: O Objetivo desse trabalho foi verificar o impacto que a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa pode ter na vida de dois adultos, sem fala oralmente articulada, portadores de Paralisia Cerebral, que se encontram internos em uma instituição. O Método utilizado foi de estudo de caso envolvendo observação. Por um período de seis meses, filmou - se e registrou -se, por escrito, as sessões de fonoaudiologia com dois sujeitos, nas quais se construíram pranchas de comunicação de baixa tecnologia, usando o Sistema Picture Communication Symbols (P.C.S.). Durante o mesmo período a pesquisadora também permaneceu como observadora da rotina da instituição, a fim de obter dados sobre o contexto. Foram observados os efeitos da interação com o uso do P.C.S. na vida desses sujeitos, do ponto de vista de suas subjetividades e de sua vivência no cotidiano da instituição. Como resultado, os dados mostraram que, a partir do processo de construção das pranchas, os sujeitos geraram condições para se colocarem de forma mais autônoma perante os outros, o que provocou uma sensação de "estranhamento" na instituição. Concluiu-se que o trabalho teve efeito positivo para a subjetividade dos participantes, visto que começaram a ser olhados e respeitados como sujeitos dentro da instituição
Abstract: The aim of this work, was to verify how the AAC can affect the life of two adults with a non articulated speech, due to the cerebral palsy, on both, considering the fact that they are living as internals in an Institution. It was chosen as method the case study with observation evolved by a six months period of time. It has been made reports and pictures (movies) during the sessions of speech therapy, with the two patients. Along with the sessions, it was made by the therapist and the two patients, low technology boards using P.C.S. (Picture Communication Symbols). During that same period of time, the therapist too has been included as an observer in the institute routine, on the purpose to acquire data, about the overall environment. It was followed and reported the effect over the lives of the two patients due to the interaction, provided by the P.C.S. system application, from the point of view of their subjectivities, and daily routine of life. Therefore as a result the data showed that from the beginning of the use of low technology boards construction process, the two patients have developed conditions that contributed for their autonomy with regards to their people. Their new behavior were noticed inside the institution and an unfamiliar feeling was observed. By the analysis of the data acquired, the Institution people arrived to the conclusion that the work was good for the patient s subjectivities, with an overall positive effect on their behavior. So they started to be noticed and respected in the Institution
Palavras-chave: Deficiência
Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Paralisia Cerebral
Linguagem
Instituição
Deficiency
Alternative and Augmentative Communication
Cerebral Palsy
Language
Institution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Fonoaudiologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Silva, Marisa Cláudia Feital da. A comunicação suplementar e/ou alternativa na vida de pessoas com paralisia cerebral, adultas e institucionalizadas. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12088
Data do documento: 2-Fev-2007
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