???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1197
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Balanced Scorecard como instrumento de aprendizagem estratégica
Autor: Carvalho, Luís Eduardo de
Primeiro orientador: Hoyos Guevara, Arnoldo José de
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é verificar se implantação da prática de gestão balanced scorecard favorece a ocorrência da aprendizagem estratégica. As causas que motivaram o estudo foram a relevância da aprendizagem estratégica para a sobrevivência das empresas e a crescente adoção do balanced scorecard por empresas dentro e fora do Brasil. A metodologia utilizada no trabalho foi a revisão bibliográfica; construção e teste da hipótese, através de sondagem com empresas que implementaram a prática de gestão, e estudo de casos com duas empresas. Os resultados da sondagem mostraram forte contribuição do balanced scorecard para a aprendizagem estratégica, mas uma contribuição ambígua na ocorrência de estratégias emergentes, onde se observou o menor crescimento dentre todos os analisados, sendo também o único com respostas individuais de redução de intensidade para 9% dos entrevistados. Os estudos de caso aumentaram a compreensão sobre o que ocorre com a abertura a emersão de novas estratégias, uma vez que a hipótese inicial de que o balanced scorecard tornaria a estratégia rígida , mas houve indícios que o balanced scorecard interfira negativamente em uma etapa anterior, no momento em que as possíveis estratégias emergentes são avaliadas pelos proponentes. Como uma consideração final, conclui-se que a implantação do balanced scorecard pode simultaneamente favorecer e desfavorecer a ocorrência da aprendizagem estratégica
Abstract: The overall purpose of this research is to verify if the implementation of the managerial practice balanced scorecard stimulates the occurrence of strategic learning. The reasons for this study were the importance of strategic learning for company s survival and the emergent adoption of balanced scorecard by companies inside and outside Brazil. The methodology was literature review, hypothesis test trough a survey with companies which implemented balanced scorecard and case studies with two companies. The survey results confirmed the strong contribution of balanced scorecard for strategic learning, but an ambiguous contribution for emergent strategies, where it was observed the least growth and the single answers where there were intensity reduction for 9% of the interviewees. The case studies increased the understanding about what happens with new strategies emergence, once that the initial hypothesis was that balanced scorecard would make the strategy more rigid, it was clear that balanced scorecard has some interference in the moment of possible new strategies are evaluated by its owners. As a final concern, it is possible conclude that balanced scorecard implementation can simultaneously stimulate and do not stimulate the occurrence of strategic learning
Palavras-chave: Aprendizagem estratégica
Balanced scorecard
Estratégias emergentes
Criação de sentido
Strategic learning
Balanced scorecard
Emergent strategies
Sensemaking
Duke Energy Brasil
Suzano Petroquimica
Planejamento estrategico
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Carvalho, Luís Eduardo de. O Balanced Scorecard como instrumento de aprendizagem estratégica. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1197
Data de defesa: 5-Dec-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Eduardo de Carvalho.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.