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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11930
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aquecimento vocal para o canto erudito: teoria e prática |
Autor(es): | Araujo, André Luiz Lopes de |
Primeiro Orientador: | Santos, Teresa Maria Momensohn dos |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Antes da realização de uma performance, aula ou mesmo de uma intervenção fonoaudiológica, realiza-se uma série de exercícios físicos e vocais. A essa prática, dá-se o nome de aquecimento vocal. OBJETIVO: analisar a teoria e a prática sobre o aquecimento vocal no canto erudito, a partir da ótica de diferentes profissionais da área da voz: professores de canto, cantores e fonoaudiólogos. MÉTODO: O estudo foi realizado com 165 sujeitos das três categorias profissionais: 86 professores de canto, 15 fonoaudiólogos e 64 cantores de ambos os sexos, com idade entre 22 a 70 anos no Brasil e Portugal. Os sujeitos responderam via correio eletrônico, a um questionário fechado composto de dados de caracterização da amostra: sexo, idade, formação, tempo de profissão, e perguntas a respeito do objetivo proposto. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, de natureza quantitativa de corte transversal. Após a realização dos procedimentos, os dados coletados foram digitados no programa EPIDATA 3.2. e, posteriormente, submetidos à análises estatísticas por meio do software STATA versão 10.0. RESULTADOS: As tabelas foram organizadas por eixos temáticos e distribuídas pelos grupos de profissionais, que compuseram a amostra deste estudo: 65,1% dos professores de canto, 75% dos cantores e 86,66% dos fonoaudiólogos utilizam aquecimento fisiológico, porém a maioria absoluta dos professores de canto 98%, dos cantores 95,3% e fonoaudiólogos 93,3% utilizam o vocalises como estratégia principal para o aquecimento vocal. CONCLUSÃO: A fundamentação e a prática do aquecimento estão dentro do contexto da oralidade. As estratégias mais utilizadas para realizar o aquecimento vocal pela maioria dos sujeitos pesquisados é o vocalise |
Abstract: | INTRODUCTION: Before any performance, singing class, or even speech therapy intervention, a series of physical and vocal workouts is done. This practice is called vocal warm-up. OBJECTIVE: The objective of this work is to analyze vocal warm-up theory and practice in classical singing, from the perspective of different voice professionals: singing teachers, singers and speech therapists. METHOD: The study comprised 165 subjects from the three professional categories aforementioned: 86 singing teachers, 15 speech therapists, and 64 singers of both genders, aged between 22 and 70 years, in Brazil and Portugal. The subjects responded to an electronic closed-ended questionnaire characterizing the sample with information on gender, age, education, length of time in the profession and addressing questions related to the substance of this work. This is a quantitative cross-sectional descriptive study. The collected data was fed in EPIDATA 3.2 and, afterwards, statistical analysis was carried out using STATA 10.0. RESULTS: The tables were compiled based on thematic axes and distributed according to the professional groups surveyed: 65.1% of singing teachers, 75% of singers, and 86.6% of speech therapists utilize physiological warm-up, however, the great majority of singing teachers (98%), singers (95.3%), and speech therapists (93.3%) use vocalises as the main vocal warm-up method. CONCLUSION: Both principles and practice of vocal warm-up are placed within the context of oral tradition. The warm-up method mostly adopted by the great majority of the subjects of this study is vocalise |
Palavras-chave: | Aquecimento vocal Canto Voz Música Vocal warm-up Singing Voice Music |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Fonoaudiologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia |
Citação: | Araujo, André Luiz Lopes de. Aquecimento vocal para o canto erudito: teoria e prática. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11930 |
Data do documento: | 30-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia |
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