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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11895
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita de uma criança surda: uma análise alternativa
Autor: Cavalcanti, Edna Maria da Silva 
Primeiro orientador: Freire, Regina Maria
Resumo: O presente estudo tem como finalidade discutir a aquisição da escrita de uma criança surda, em processo de escolarização. O interesse em estudar tal escrita, deu-se pelo fato de na minha prática fonoaudiológica serem comuns as queixas que os pais de crianças surdas apresentam, no que se refere a alfabetização de seus filhos. Para desenvolver tal trabalho, parti de uma revisão da literatura na área, em que os estudos comentados vêem a escrita do surdo como atípica ou diferente. Considerando a escrita em outra perspectiva, aquela que entende a escrita como um processo simbólica, que se constitui a partir da interação com o outro, tomei como respaldo teórico o Interacionismo Brasileiro tal como desenvolvido por De Lemos. A análise foi ancorada nos eixos de funcionamento da linguagem, os processos metafórico e metonímico. O resultado da análise mostra que a escrita da criança está em movimento, ou seja, a língua está fazendo efeito na criança. Seria interessante que os profissionais que trabalham com a educação do surdo, envolvidos no processo de alfabetização, fizessem uma leitura deste estudo, para que possam se libertar do pressuposto de que ser surdo implica ter uma escrita atípicas
Abstract: The goal of this paper is to make a critical examination of the writing of a deaf child at school. My interest in studying the matter arose during my speech therapy practice when parents complained about the problems faced by the children at school. In order to develop this study, I resorted to the literature in the area in which it is accepted that how the deaf write is atypical or even different. Looking at writing from a different perspective, which considers it a symbolic process based on its interrelation with the other, I drew on De Lemos's theory of interaction. The analysis was based on the axes of language function, that is, the metaphorical and the netonymic processes. The result of the analysis shows that the child s writing is progressing, that is, language is having an effect on the child. It would be interesting if specialists who work in education for the deaf at the learning to read and write phase, read this paper in order to rid themselves of the idea that to be deaf implies "atypical" writing
Palavras-chave: Aquisicao da escrita
Crianca surda
Escolarizacao
Linguagem
Surdos -- Educacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Fonoaudiologia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Cavalcanti, Edna Maria da Silva. A escrita de uma criança surda: uma análise alternativa. 2001. 98 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11895
Data de defesa: 16-May-2001
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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