REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Tese
Título: Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas
Autor(es): Luckesi, Cipriano Carlos
Primeiro Orientador: Cury, Carlos Roberto Jamil
Resumo: Na presente tese tratamos da avaliação da aprendizagem escolar em sua configuração nas pedagogias modernas e contemporâneas assim como na prática da escola brasileira de 1. e 2. graus. Para essa abordagem, tomamos como centro de atenção a administração do poder, no nível micro da pedagogia e da escola, cujo objetivo é o disciplinamento do educando, na perspectiva da formação do seu caráter, além da qualificação de sua aprendizagem. Para estudar essa temática nas pedagogias, trabalhamos com as correntes pedagógicas classificadas em tradicional, escolanovista e tecnopedagógica, na tradicional, estudamos a avaliação da aprendizagem nas concepções jesuítica, comeniana e herbartiana; na escolanovista, as concepções montessoriana e deweyana; na tecnopedagógica, as concepções tyleriana, blomiana e gronlundiana. No ensaio que produzimos sobre a configuração da avaliação da aprendizagem na escola brasileira de 1. e 2. graus nos servimos de dados de recentes pesquisas sobre esse tema a partir de entrevistas com professores e especialistas em educação. As conclusões que pudemos chegar é de que a avaliação da aprendizagem tem servido para propor e encaminhar o disciplinamento dos educandos: a pedagogia tradicional propõe um disciplinamento externo e aversivo, formando o educando submisso; escola nova propõe o disciplinamento interior, na perspectiva de possibilitar o desenvolvimento livre e criativo da criança e do jovem, a tecnopedagogia pretende um disciplinamento externo pelo controle comportamental, tendo em vista modelar o educando. Em nossa prática escolar, somos herdeiros principalmente da pedagogia tradicional, processando uma avaliação da aprendizagem externa, aversiva e autoritária, numa perspectiva de submissão disciplinar do educando. Assim sendo, no geral, a avaliação da aprendizagem escolar torna-se um lugar especial de administração do poder no nível micro da relação pedagógica e da escola
Palavras-chave: Educação de primeiro e segundo graus
Rendimento escolar
Aprendizagem escolar
Pedagogia escolanovista
Pedagogia tradicional
Tecnopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação
Citação: Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 560 f. Tese (Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11781
Data do documento: 17-Set-1992
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