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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimentos estatísticos e os exames oficiais: SAEB, ENEM E SARESP
Autor: Silva, Júlio César da
Primeiro orientador: Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Resumo: Nossa pesquisa teve por objetivo verificar as relações entre os instrumentos educacionais brasileiros (livro didático, documentos oficiais e os exames oficiais), no que tange aos conteúdos da Estatística, a luz dos níveis de alfabetização estatística propostos por Gal (2002) e Wild e Pffannkuch (1999). Neste trabalho, antes da busca pelas respostas, apresentamos os termos do nosso quadro teórico. Em seguida, analisamos os documentos oficiais (PCNEM, PNLEM, PCN+ e Orientações Curriculares do Ensino Médio) e verificamos que suas recomendações favorecem o desenvolvimento do pensamento estatístico. Finalmente, analisamos, segundo a Organização Praxeológica de Chevallard (1999), duas coleções de livros didáticos e três exames oficiais de modo a identificar as tarefas, as técnicas e o discurso teórico-tecnológico por eles privilegiados. Com base nessa análise, podemos inferir que os livros didáticos permitem desenvolver habilidades propícias à alfabetização estatística no nível cultural, enquanto para um bom desempenho nos exames oficiais são necessárias habilidades propícias à alfabetização estatística no nível funcional. Tendo em vista os resultados apontados neste trabalho, é de se esperar que nossos alunos apresentem dificuldades nas resoluções das questões estatísticas dos exames oficiais, mas acreditamos que a formação do pensamento estatístico seja fundamental para a aprendizagem estatística, assim como um caminho possível para minimizar essas dificuldades
Abstract: The goal of our research was to ascertain the relations between the brazilian educational instruments (textbook, official documents and the official exams), in that it refers to the contents of the Statistics, the light of the levels statistical literacy considered by the GAL (2002) and Wild and Pffannkuch (1999). In this paper, before the search for answers, we presented the definition of statistical thought as proposed by Gal (2002) and Wild and Pffannkuch (1999), and the level of statistical literacy shown by Shamos (1995), which our research was based on. We then analyzed the official documents (PCNEM, PNLEM, PCN+ and the Curricular Guidelines for High School) and found that their recommendations benefit the development of statistical thought. Finally, following the Praxeological Organization of Chevallard (1999), we analyzed two collections of textbooks and three official exams, in order to identify the tasks, the techniques and the theoretical-technological discourse favored by them. Based on that analysis, we can infer that the textbooks allow the development of skills that enable statistical literacy on the cultural level, whereas for a good performance in the official exams it is necessary to develop abilities that enable the statistical literacy on the functional level. In view of the results presented here, it is to be expected that our pupils show difficulties in solving the statistical questions of the official examinations; however, we believe that the shaping of statistical thought is essential for statistical learning, as well as a possible way to minimize those difficulties
Palavras-chave: Statistical thought
Official exams
Textbook
High School
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Pensamento estatistico
Exames oficiais
Livro didatico
Ensino medio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Silva, Júlio César da. Conhecimentos estatísticos e os exames oficiais: SAEB, ENEM E SARESP. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11521
Data de defesa: 23-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

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