???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11394
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino de cálculo pela modelagem matemática e aplicações: teoria e prática
Autor: Beltrão, Maria Eli Puga 
Primeiro orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: Esta tese tem por objeto de pesquisa a utilização da Modelagem e Aplicações como abordagens de ensino da Matemática. A investigação teve dois direcionamentos: o teórico e empírico. O primeiro foi desenvolvido por meio de estudos documentais que forneceram dados históricos, dados sobre a criação e desenvolvimento dos Cursos Superiores de Tecnologia, resultados recentes de pesquisa nacionais e internacionais, bem como possibilitaram a organização de um panorama das pesquisas nacionais realizadas de 2006 a 2008, complementando o trabalho de Silveira (2007) que relacionou as pesquisas de 1976 a 2005. Esses estudos explicitaram a vitalidade da Modelagem e Aplicações como linha de pesquisa na Educação Matemática, bem como suas potencialidades para o ensino. A pesquisa empírica teve por alvo a implementação da Modelagem e Aplicações como abordagem de ensino de Cálculo em um Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, de uma Faculdade do Estado de São Paulo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram qualitativos, tendo o investigador como instrumento principal, e adotando as estratégias das observações participantes. Os dados coletados indicaram que a utilização da Modelagem e Aplicações, como abordagem de ensino, deve sofrer adaptações em conformidade com as condições do público alvo, e da instituição em que o curso está inserido. Levando em conta essas conclusões apresentamos uma estratégia de trabalho em fases, não necessariamente excludentes, duas delas de caráter preparatório. Esse caráter possibilitou o envolvimento dos estudantes no processo. Os dados também revelaram que é possível utilizar Modelagem e Aplicações, e enfrentar os condicionamentos institucionais se os estudantes acreditarem no processo e perceberem a relação da Matemática com situações pertinentes à sua área de interesse. No entanto, esses dados também mostraram como é necessário o rompimento com contratos didáticos estabelecidos, com hábitos e concepções que reforçam a idéia de que a Matemática é desvinculada da realidade
Abstract: This theses aims at the research of the use of Modelling and Applications as Mathematics teaching approach. The investigation consists of two main directional points: theoretical and empirical. The first was developed by the study of documents which provide historical data, data about the creation and development of Undergraduate Degree Courses majoring in Technology, recent national and international research results, as well as enable such a kind of organization overview of the national research made from 2006 to 2008, complementing Silveira´s (2007) work, which provided an organized overview of the research made from 1976 to 2005. These studies exemplified the strength of Modelling and Applications as a study line at Mathematics Education, as well as its potentials at teaching. The empirical research aims at the implementation of Modelling and Applications as an approach at teaching Calculus classes at an Undergraduate Degree in Food Technology at a College in the State of São Paulo. The methodological procedures for this research were qualitative, being the investigator the main instrument, by adopting the participant observations strategy. The collected data indicated that the use of Modelling and Applications as a teaching approach should be adapted according to the target audience and the institutions where the course is applied. Taking into considerations these conclusions, it is introduced a work strategy based on phases, not necessarily excluding ones, however two of them must be preparatory featured ones. This feature enabled the involvement of the students in the process. The data also revealed that it is possible to use Modelling and Applications and break the conditioned institutional behavior if the students believe in the process and realize the relation between Mathematics and their daily work and life interests. Finally, this data also showed how necessary it is to break the pre-established didactics based on habits and pre-conceptions which reinforce the idea that Mathematics is disconnected from people s reality
Palavras-chave: Educação matemática
Modelagem matemática
Aplicações da matemática
Ensino de cálculo
Curso superior de tecnologia
Mathematics education
Mathematics modelling
Mathematics applications
Calculus teaching
Technology undergraduate degree
Calculo -- Estudo e ensino
Matematica -- Estudo e ensino
Modelos matematicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Beltrão, Maria Eli Puga. Ensino de cálculo pela modelagem matemática e aplicações: teoria e prática. 2009. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11394
Data de defesa: 15-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eli Puga Beltrao.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.