Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11267
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação de conceitos elementares do conteúdo do tratamento de informação com auxilio de material concreto: uma intervenção de ensino |
Autor(es): | Nascimento, Regina Silva do |
Primeiro Orientador: | Magina, Sandra Maria Pinto |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo investigar o processo de formação de conhecimento de conceitos elementares de estatística em alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, por meio de uma intervenção de ensino com uso de material manipulativo, a fim de responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições, do ponto de vista da formação de conceitos elementares da estatística, que o uso de material manipulativo, dentro de uma seqüência de ensino, traz para alunos da 5ª série do Ensino Fundamental? Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter intervencionista, composta por dois grupos de estudo: o Grupo Experimental (GE) e o Grupo de Controle (GC), ambos formados por alunos da 5a série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de São José dos Campos, São Paulo. O trabalho dividiu-se em duas partes. A primeira formalizou-se com a aplicação de instrumentos diagnósticos (pré e pós-testes). A segunda, pela aplicação de uma intervenção de ensino com uso de material manipulativo, ao grupo experimental. Os resultados obtidos em cada uma destas partes foram analisados, tendo como base cinco unidades de estudo que abrangeram: a leitura e interpretação pontual dos dados, a leitura e interpretação global dos dados, construções de gráficos e tabelas, a conceitualização e cálculo da moda, mediana e da média aritmética e as inferências e extrapolações a partir destas leituras. Os resultados desta pesquisa indicam que o uso do material manipulativo possibilitou tanto as abstrações necessárias à obtenção do conhecimento, como as relações entre os elementos dos conceitos estudados que permitem a ampliação do campo conceitual que contém elementos do Tratamento da Informação |
Abstract: | The aim motivating this dissertation was to investigate the process of formation for elementary knowledge concepts of statistics in pupils of 5ª series of Ensino Fundamental, by means of an intervention of education with use of manipulative material, in order to answer the following question of research: Which the contributions, of the point of view of the formation of elementary concepts of the statistics, that the use of manipulative material, inside of teaching sequence, brings for pupils of 5ª series of Ensino Fundamental . To this end, an interventionist research approach was adopted in a study, composed for two groups of study: the Experimental Group (GE) and the Group of Control (GC), both formed by pupils of 5ª series of Ensino Fundamental in a public school of São José dos Campos, São Paulo. The work was divided in two parts. The first one was organized with the application of disgnostic instruments (pré and pós-tests). Second, for the application of an the teaching intervention with use of manipulative material, to the experimental group. The results gotten in each one of these parts, were analyzed having as base five units of study, that they enclosed: the reading and prompt interpretation of the data, the reading and global interpretation of the data, constructions of graphs and tables, the concept and calculation of the mode, medium and of the arithmetic mean and the inferences and extrapolações from these readings. The results of this research indicate that the use of the manipulative material in such a way made possible the necessary abstractions to the attainment of the knowledge, as the relations between the elements of the studied concepts that allow the magnifying of the conceptual field that contains elements of the Treatment of the Information |
Palavras-chave: | Formação de conceitos Leitura e interpretação de gráficos Statistics Formation of concepts Reading and interpretation of graphs Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino Estatistica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Nascimento, Regina Silva do. A formação de conceitos elementares do conteúdo do tratamento de informação com auxilio de material concreto: uma intervenção de ensino. 2007. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11267 |
Data do documento: | 2-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Regina Silva do Nascimento.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.