REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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dc.creatorTojo, Benedita Natsuko-
dc.contributor.advisor1Bongiovanni, Vincenzo-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:50Z-
dc.date.available2007-06-01-
dc.date.issued2006-11-10-
dc.identifier.citationTojo, Benedita Natsuko. Concepção de uma sequência didática para o ensino/aprendizagem da congruência. 2006. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11106-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo investigar como alunos da 1a série do Ensino Médio se apropriam do conceito de congruência e o utilizam no processo de prova. A pesquisa foi baseada nas investigações de: Parzysz (2001) sobre o desenvolvimento do pensamento para o ensino da Geometria; Machado (2005) sobre a rede de conhecimentos; Freudenthal (1973) sobre a organização local para o estudo da congruência e Balacheff (1988) sobre os tipos de provas. Utilizou-se como metodologia de pesquisa, alguns princípios da Engenharia Didática que envolveu 14 alunos do 1o ano do Ensino Médio, de uma escola pública do Estado de São Paulo. As análises da experimentação mostraram que, o processo de transição do concreto para o espaço-gráfico contribuiu para a apropriação do conceito de congruência e que esse processo favoreceu, em parte, a passagem do empírico para o dedutivo. Outros complementos na sequência didática se tornam necessários para que a passagem do empírico ao dedutivo se concretize mais amplamentepor
dc.description.abstractThis dissertation has by purpose to investigate how first grade students of the High School appropriate of the congruence conception and utilize it in the proof process. The research was embased in the investigation of: Parzysz (2001) about thought progress for geometry teaching; Machado (2005) about knowledge net; Freudenthal (1973) about local organization for congruence teaching and Balacheff (1988) about kinds of proofs. It was utilized while research methodology, some didatic engineering principle which involved fourteen first grade students of the High School from a public school of the São Paulo State. The analyses of the experimentation showed that the changing process from concrete to the graphic-space contributed to the appropriation of the congruence conception and how this process collaborated, partially, to the passage from empirism to deduction. Other complements in didatic sequence become necessary to that this passage from empirism to deduction renders more widelyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24363/EDM%20-%20Benedita%20N%20Tojo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCongruênciapor
dc.subjectCabri-géomètrepor
dc.subjectProvapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectCongruenceeng
dc.subjectCabri-géomètreeng
dc.subjectProofeng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectMatematica (Ensino medio)por
dc.subjectGeometria -- Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleConcepção de uma sequência didática para o ensino/aprendizagem da congruênciapor
dc.typeDissertaçãopor
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