REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrestes, Irene da Conceição Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Bongiovanni, Vincenzo-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:57:49Z-
dc.date.available2007-05-31-
dc.date.issued2006-11-10-
dc.identifier.citationPrestes, Irene da Conceição Rodrigues. Geometria esférica: uma conexão com a geografia. 2006. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11101-
dc.description.resumoEste trabalho pretende contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Geometria da Esfera, procurando subsidiar a implementação de propostas que visam a interação entre Matemática e Geografia. Procurou-se responder à questão de Pesquisa: Uma introdução à Geometria Esférica pode favorecer o estudo da Geografia do Globo Terrestre e em particular o estudo de mapas? . Para auxiliar no delineamento desta proposta realizou-se um estudo experimental, partindo de uma seqüência de ensino que teve como intuito investigar as possíveis relações que os alunos estabelecem quando solicitados a resolver situações envolvendo noções de geometria esférica. Para tanto foi utilizada como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática e o referencial teórico foi baseado na formação de conceitos das teorias de Vergnaud e Vygotsky. As produções e interações dos alunos, durante o desenvolvimento da seqüência de ensino, apontam que um trabalho integrando conteúdos de Geometria Esférica contribui para o processo de compreensão de conteúdos específicos de geografia, em particular do estudo dos mapaspor
dc.description.abstractThis work intends to help the teaching-learning process of geometry, mainly the sphere geometry, in order to help the implementation of the purposes that has as a goal the interaction of Math and Geography. It tried to answer the question of the research: Will the study of the contents of the Sphere Geometry help the comprehension of the Earth geometry? In order to clear this up it was done an experimental study, starting with a teaching sequence which could investigate possible relations made by the pupils when they needed i to solve situations involving the notions of the Sphere Geometry. It was used as a research methodology the ¨Teaching Engeneering¨ and the theoric reference was based on the ideas od Vergnaud s and Vygotsky s theories. The results of the experiments made with the students during the sequence development point to the importance of a work which integrates more than one subject mattereng
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24387/EDM%20-%20Irene%20%20C%20R%20Prestes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria Esféricapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino e Aprendizagempor
dc.subjectSpherical Geometryeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectMathematiceng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectEducacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectGeometria -- Estudo e ensinopor
dc.subjectEsferapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleGeometria esférica: uma conexão com a geografiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDM - Irene C R Prestes.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.