???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10930
Tipo do documento: Tese
Título: Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha
Autor: Araujo, Irene Coelho de
Primeiro orientador: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Resumo: Esta tese apresenta uma investigação sobre a vida e as obras de Joaquim Gomes de Souza com vistas à construção de uma imagem desse personagem mais conhecido na História da Matemática brasileira como Souzinha (1829-1864). Para tanto, debatemos algumas das ações que levam uma pessoa a se tornar importante para a História, como são registrados os acontecimentos que a fizeram se tornar nome de rua, nome de escolas, praças, razões do por que alguém escreveu livros sobre a pessoa, realizou homenagens públicas e construiu monumentos dela. Adotamos como suporte teórico e metodológico elementos da Análise de Discurso Francesa (ADF), buscando tanto aproximar das concepções de Foucault e Bakthin, quanto relacionar História e Linguística, fugindo da percepção da transparência da linguagem e da ilusão do entendimento das variadas formas de expressões possíveis por meio dos códigos linguísticos. Em busca de formas de lidar com as noções discursivas, sua significação, seu sentido e seu uso na História, tomamos a decisão de estudar pontos de vista de historiadores, filósofos e linguistas com vistas a auxiliar na efetivação do trabalho. A conclusão a que chegamos é de que uma imagem de Souzinha não se resume ao que ele de fato produziu em termos de obras fantásticas ou perfeitas. Os fatos, as tradições, crenças, prestígio familiar, os valores presentes no século XIX, a forma de escrita das biografias foram fatores que permitiram a sua inserção na história
Abstract: This thesis presents an investigation about Joaquim Gomes de Souza s life and works in order to construct the profile of the character - better known in Mathematics Brazilian s history as Souzinha (1829-1864). Thereunto, we ve discussed some of the actions that lead a person to become important to the history and how the events that made this person to become street name, name of schools, parks are recorded. We also have discussed the reasons why someone wrote books, made public tributes and monuments about this person. The theoretical-methodological approach of the French line of Discourse Analysis was adopted in the reflection on the corpus in order to approach Foucault s and Bakhtin s concepts relating them to history and linguistics, avoiding the language transparency perception and illusion of understanding several forms of possible expressions through linguistic codes. In search of ways to deal with discursive notions regarding to significance, meaning and use in history we ve studied the views of historians, philosophers and linguists as a support for the execution of the work. We reached the conclusion that Souzinha s profile is not limited to what he actually produced concerning to fantastic and perfect works. The facts, traditions, beliefs, family prestige and values present in the nineteenth century and the way biographies were written were elements that allowed his inclusion in the story
Palavras-chave: Souzinha
História da matemática
Análise de discurso
Construção da imagem
Mathematics history
Discourse analysis
Profile construction
Souza, Joaquim Gomes de -- 1829-1864
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Araujo, Irene Coelho de. Joaquim Gomes de Souza (1829-1864): a construção de uma imagem de Souzinha. 2012. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10930
Data de defesa: 10-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Irene Coelho de Araujo.pdf5,92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.