???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10894
Tipo do documento: Dissertação
Título: Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo
Autor: Silva, Marcelo Balduino
Primeiro orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
Resumo: A presente dissertação propõe, baseada no currículo de Matemática do Estado de São Paulo, atividades complementares ao material fornecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo SEE-SP procurando abordar aspectos menos discutidos pelo currículo sobre as secções cônicas. As atividades foram elaboradas seguindo a orientação do material destinado aos professores para o uso de tecnologia digital e softwares de matemática dinâmica. Tais atividades foram apresentadas a professores da rede pública estadual, em curso de formação fornecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no primeiro semestre de 2011, no qual o pesquisador foi responsável pelas aulas sobre secções cônicas. Durante o curso de formação dos professores, foram registradas em gravações de áudio, as manifestações espontâneas dos educadores. Tais manifestações foram analisadas a fim de responder as seguintes questões: Que atividades poderiam ser recomendadas para o trabalho do professor com base no currículo atual do Estado de São Paulo? Quais aspectos seriam levados em conta pelos professores da rede pública do Estado de São Paulo diante do desafio de criar atividades complementares à proposta pedagógica do caderno do professor? Os registros das manifestações dos professores mostram a importância da formação continuada, o interesse por determinadas abordagens e possíveis obstáculos na implantação em sala de aula destas atividades
Abstract: The present dissertation proposes, based on the Mathematics curriculum of São Paulo State Educational Secretary (SEE-SP), complementary activities to the material supplied by the SEE-SP, seeking to approach less discussed aspects of the curriculum on the conic sections.The activities were elaborated according to the instruction to the material designated to the teachers for the use of digital technologies and software of dynamic geometry. Such activities were presented to the state public network teachers, in a formation course offeredby the conic section classes. During the course for the teachers formation audio records were taken of the spontaneous manifestations of the educators.Such manifestations were analyzed in order to answer the following questions: what activities could be recommended for the teacher work based on the São Paulo State curriculum? Which aspects should be taken in consideration by the public network teachers of São Paulo Statefacing the challenge of creating complementary activities to the pedagogical proposal in the teacher sguide book? The records of the teachers manifestations show the importance of continuing formations, the interest for certain approaches and possible obstacles for the implementation of such activities in the classroom
Palavras-chave: Secções cônicas
Geogebra
Atividades
Conic sections
Geogebra
Activities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Silva, Marcelo Balduino. Secções cônicas: atividades com geometria dinâmica com base no currículo do Estado de São Paulo. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10894
Data de defesa: 21-Nov-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Balduino Silva.pdf30,56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.