REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10850
Tipo: Dissertação
Título: Motivações para a escolha da licenciatura em matemática e pedagogia: um estudo com alunos da PUC/SP E UFMT
Autor(es): Souza, Levi de Oliveira
Primeiro Orientador: Manrique, Ana Lúcia
Resumo: A educação no Brasil nas últimas décadas tem se transformado muito, a escola que antes era apenas para a elite, hoje é para todos. Com mais alunos é preciso mais escolas e mais professores bem formados para consolidar o processo de democratização da educação. O fato é que, na mesma velocidade que houve um aumento na quantidade de escolas, de alunos e de professores, houve uma diminuição da qualidade da educação oferecida na maioria das escolas no Brasil. Essa qualidade vem diminuindo junto com o prestigio e o valor do professor na sociedade e também sua condição socioeconômica nos últimos anos. Neste sentido, nosso trabalho procura, a partir de dados publicados sobre a docência e a atratividade da carreira docente no Brasil, conhecer mais sobre as seguintes questões: o lugar dos professores na estrutura de empregos, a sua condição socioeconômica, a questão da escolaridade dos professores em relação à demanda de formação, o que pensam os jovens sobre a profissão de professor e, a partir da análise de dados, traçar o perfil dos alunos que escolhem a docência e também sua motivação em serem professores de Matemática ou Pedagogia. Com a utilização de dados do senso da educação e do ENADE, disponibilizados no site do INEP, procuramos compreender a realidade dos cursos de Matemática e Pedagogia do Brasil e, mais especificamente, das universidades pesquisadas PUC/SP e UFMT. Além desses dados, foi aplicado um questionário socioeconômico, respondido por alunos dos cursos de Matemática e Pedagogia dessas duas universidades. Os dados obtidos foram analisados e constatamos que esses futuros professores são na sua maioria oriundos das classes C ou D, de famílias com média de mais de cinco membros, e que concluíram o ensino médio em escola pública em cursos regulares, também com falta de acesso à cultura e à atividades de lazer de uma forma geral, maioria de renda familiar de até três salários mínimos, com mãe e pai de baixa escolaridade, que não leem mais de três livros por ano e uma trajetória escolar com muitas dificuldades. Quanto à motivação, a grande maioria escolheu a carreira do magistério porque querem ser professores e assim tentar melhorar a educação, mudando a realidade das escolas do Brasil
Abstract: Education in Brazil has changed a lot in recent decades. Schools, previously aimed at the elite, are now for everyone. With more students, more schools and more well-trained teachers are needed to consolidate the process of democratization of education. The point is that at the same pace as the number of schools, students and teachers have increased, the quality of education provided in most schools in Brazil has decreased. Not only has the quality of education been decreasing in recent years but also the prestige and value of teachers in society as well as their socioeconomic status have been reduced. In this sense, this study, grounded on data available on the teaching career and its attractiveness in Brazil, seeks to know more about the following issues: the status of teachers in the structure of jobs, their socioeconomic condition, the relationship between the teachers education level and the level of education required, and the opinion of youngsters on the teaching career. Based on the analysis of these data, this research aims to define the profile of the students who choose teaching as a career as well as their motivation to become teachers of Mathematics or Pedagogy. Using data from the census of education and from the Brazilian National Examination on the Students Performance (ENADE), available on the site of the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP), this research seeks to understand the reality of graduation courses in Mathematics and Pedagogy in Brazil, particularly, at the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC/SP) and the Federal University of the State of Mato Grosso (UFMT). Besides using the data mentioned above, a socioeconomic questionnaire was answered by the students of Mathematics and Pedagogy at PUC/SP and UFMT, where this study was carried out. Based on the analysis of the collected data, we found that the majority of these future teachers come from lower social classes (C and D) and the average number of children of most of their families is more than five. We could also notice that these teachers to be have High School degrees from public schools, do not have access to leisure activities, come mostly from families whose monthly income is up to three minimum wages, have parents with low schooling level, do not read more than three books a year and have faced a lot of difficulties in their school life. As far as motivation is considered, most of them have chosen teaching as a career because they want to become teachers in order to improve education and change the reality of schools in Brazil
Palavras-chave: Docência
Educação no Brasil
Pedagogia
Perfil socioeconômico
Teaching
Education in Brazil
Mathematics
Pedagogy
Socioeconomic profile
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Souza, Levi de Oliveira. Motivações para a escolha da licenciatura em matemática e pedagogia: um estudo com alunos da PUC/SP E UFMT. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10850
Data do documento: 4-Nov-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levi de Oliveira Souza.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.