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Tipo do documento: Tese
Título: Reforma do Ensino Técnico: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Reestruturação Curricular do CEFET de Minas Gerais
Autor: Biagini, Jussara
Primeiro orientador: Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Resumo: A presente pesquisa objetivou compreender o processo de implementação da recente reformulação curricular do ensino técnico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET/MG. As proposições curriculares da escola foram analisadas com base nos exames dos documentos orientadores da reforma da Educação Profissional. Buscou-se o entendimento do que é proposto nessa reforma e do que é próprio da escola. Das análises dos documentos emitidos e consultados pelo CEFET/MG relativos à sua estruturação curricular, elaborou-se o seguinte quadro informativo: perfil do aluno ingressante no processo educativo escolar, cursos e vagas ofertados, concepções presentes nas propostas dos cursos, componentes e estrutura da grade curricular dos cursos oferecidos. Concluiu-se que em função do currículo dominante da instituição, que foi sedimentando na trajetória do ensino profissional e técnico, a escola firma suas posições, fragmenta, transforma, nega e reproduz mudanças pretendidas na reforma em apreço. Aspectos da autonomia relativa da Escola expressam-se ao buscar na atual legislação brechas para criar respostas próprias. O currículo da escola é fortalecido pela defesa de suas posições ante as perspectivas de formação profissional escolar.
Abstract: ABSTRACT The present research objectified understanding the implementation process of the recent technical education curricular reform in Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG. The school curricular propositions were analyzed, considering the documents exames of the Professional Education Reform. The agreement searched of that it is considered in this reform and what it s proper of the school. In the analyses of this documents emitted and consulted by the CEFET-MG relative to its curricular structure, the following informative picture was elaborated: profile of the ingressant pupil in the pertaining to school educative process; offered courses and vacancies; present conceptions in the courses proposals; components and structure of the offered courses curricular grid. One concluded that concerning of the dominant curricular structure, developed in the trajectory of professional and technical education, the school firms its positioning, breaks up, transforms, denies and reproduces the intended changes in the Professional Education Reform. The relative autonomy of school express itself when it search slots in the current legislation to create own answers. The school curricular is enhanced by the defense of its position before the perspectives of pertaining to school professional formation.
Palavras-chave: reforma do ensino técnico
formação profissional
educação básica para jovens
diretrizes curriculares da educação profissional de nível técnico
Ensino técnico - Minas Gerais
Ensino profissional - Minas Gerais
Reforma do ensino - Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Biagini, Jussara. Reforma do Ensino Técnico: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Reestruturação Curricular do CEFET de Minas Gerais. 2005. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10793
Data de defesa: 29-Jul-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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