REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorPérez, Susana Roman Blanco-
dc.contributor.advisor1Toledo, Maria Rita de Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:33:24Z-
dc.date.available2007-08-23-
dc.date.issued2007-07-26-
dc.identifier.citationPérez, Susana Roman Blanco. "Ver-julgar-agir": análise de práticas da Juventude Estudantil Católica Feminina (entre as décadas de 1950 e 1960). 2007. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10602-
dc.description.resumoNeste trabalho, foram analisadas as práticas da Juventude Estudantil Católica Feminina (JECF), movimento estudantil secundarista, no período compreendido entre as décadas de 1950 a 1960. Para essa análise considera-se, com Certeau, que as práticas são produtoras de significado para quem as realiza e, conseqüentemente, produtoras de cultura. Para tanto, foram tomadas como fontes privilegiadas os cadernos de orientações destinados às dirigentes jecistas, série de correspondências do movimento, relatórios de atividades, além de mensagens de lideranças eclesiásticas dirigidas ao movimento estudantil secundarista. Com a análise das fontes, percebe-se que as práticas da JECF realizavam a estratégia da Igreja para recuperar, manter e ampliar o poder perdido ao longo dos séculos. Percebe-se ainda que as práticas da JECF, voltadas para esse fim específico, reafirmam a caracterização da Igreja, representada pela atuação dos movimentos leigos, como partidopor
dc.description.abstractOn this paper, some practices of the Juventude Estudantil Católica Feminina (JECF), a secondary school's student movement, were analysed, for the term between the 1950s and the 1960s. For the purpouse of this analisys it is considered, in accordance with Certeau, that the practices are producers of meaning for those who carries them out and therefore are producers of culture. Hence, it was taken as privileged sources the notebooks with orientations destined to the jecist leaderships, series of mailings from the movement, reports on activities, besides from messages from ecclesiastic leaderships aimed at the secondary school's student movement. Based on the analisys of those sources, one can perceive that the practices of the JECF were accomplishing the Church's strategy to recover, maintain and increase the power lost throughout the centuries. One can also perceive that the practices of the JECF, aimed at that specific goal, reaffirm the characterization of the Church, represented by the acting of the laic movements, as a partyeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23466/Susana%20Roman%20Blanco%20Perez.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJECFpor
dc.subjectMovimento secundaristapor
dc.subjectIgrejapor
dc.subjectChurcheng
dc.subjectJuventude Estudantil Catolica Femininapor
dc.subjectLeigos (Religiao) -- Igreja Catolicapor
dc.subjectMovimentos estudantis -- Brasil -- Historiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title"Ver-julgar-agir": análise de práticas da Juventude Estudantil Católica Feminina (entre as décadas de 1950 e 1960)por
dc.typeDissertaçãopor
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