???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10532
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Conceito de Interesse na Educação Brasileira: Um Estudo em Livros-Texto e Períodicos
Título(s) alternativo(s): The interest concept in the Brazilian Education: a study in the textbooks and articles magazines.
Autor: Torezin, Flávia Roberta 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: O objetivo, neste trabalho, é compreender como a noção de interesse tem sido tratada pela educação brasileira. Desde o século XIX, e com maior intensidade no começo do século XX, o interesse tem sido preocupação de intelectuais e permanece, atualmente, como uma das principais preocupações e reclamações dos professores. Por isso, parece se justificar, teórica e praticamente, o esforço de investigar o desenvolvimento histórico deste conceito na educação brasileira, pelos modos de seus usos. Esta investigação permite compreender, em parte, como ocorreu a inserção da Psicologia na organização do ensino brasileiro e como teorias e professores têm tratado as questões relacionadas ao interesse do aluno, aos métodos de ensinar e à organização curricular. Este estudo centrou-se na investigação do conceito de interesse em: obras de autores que se dedicaram a estudar o interesse; livros textos sobre psicologia e didática; e artigos de periódicos referentes ao ensino secundário. Pode-se concluir, com base nas análises dos dados obtidos, que as discussões de autores que se propuseram a estudar o interesse nem sempre são referências para a literatura brasileira, por aproximarem-se mais do senso comum e se distanciarem das noções originárias elaboradas por John Dewey, Edoaurd Claparède, Edward Lee Thorndike, Albert Gates e Ovide Decroly, autores de referência para o estudo do interesse. A inserção da Psicologia na organização do ensino secundário ocorreu mais no que diz respeito aos meios de ensinar, métodos e técnicas, pela didática, do que pelos estudos do currículo.
Abstract: The aim of the present work is to understand how Brazilian education has been dealing with the notion of interest. Since the 19th century, with a special emphasis in the beginning of the 20th, interest has been an intellectuals concern, and today it is still one of teachers major causes of concern and complaint. Therefore, the effort to investigate the historical development of this concept in the Brazilian education through its methods and uses seems to justify in theory and practice. This investigation makes us partly understand how psychology was inserted in the organization of the Brazilian education and how theories and teachers have been coping with matters related to students interest, teaching methods, and the curricular organization. The study focus is on the concept of interest investigation in works of authors who dedicated themselves to the study of the interest, psychology and didactics textbooks and newspaper and magazine articles on secondary school education. Based on the obtained data analysis, we reach the conclusion that those authors discussions, whose proposition was to study the interest, are not always good references to the Brazilian literature, for they are much closer to the common sense than to the original notions created by John Dewey, Edoaurd Claparède, Edward Lee Thorndike, Albert Gates and Ovide Decroly, all reference authors in the study of the interest. The insertion of psychology in the organization of secondary school education was more perceptible in the means of teaching, methods and techniques and in didactics than in the curricular studies.
Palavras-chave: educação
interesse
didática
psicologia
education
interest
didactics
psychology
Interesse (Psicologia)
Interesse pessoal
Ensino
Curriculos
Educacao -- Brasil -- Historia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Torezin, Flávia Roberta. The interest concept in the Brazilian Education: a study in the textbooks and articles magazines.. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10532
Data de defesa: 28-Jul-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao FLAVIA ROBERTA TOREZIN.pdf507,01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.