REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10493
Tipo: Dissertação
Título: Educação não escolar: um estudo sobre as suas expressões pedagógicas e sociais na relação com a escola
Título(s) alternativo(s): Non school education: a study of their pedagogical and social expressions in relation to school
Autor(es): Vasconcelos, Ailton Marques de
Primeiro Orientador: Giovinazzo Júnior, Carlos Antonio
Resumo: A presente pesquisa relata o estudo sobre as ações educacionais não escolares denominadas e identificadas por alguns termos: educação popular, socioeducação e educação não formal. Além disso, analisa a relação desse fenômeno com a escola. Trata-se de pesquisa empírica realizada a partir da coleta de informações nas entidades, localizadas no Estado de São Paulo, que desenvolvem programas e projetos educacionais não escolares. Os dados foram obtidos por meio da internet, nos sítios eletrônicos das entidades, utilizando a técnica da análise de conteúdo. Hipóteses levantadas: a) as ações educativas não escolares carecem de fundamentação didática e pedagógica e tendem a apresentar baixa capacidade de gerar aprendizagens; b) a educação não escolar constitui-se em mecanismo de extremo controle social; c) a educação não escolar vem cada vez mais concorrendo com a escola. O referencial teórico que orienta a pesquisa está alocado nos estudos dos pensadores da Teoria Crítica da Sociedade Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamim e Herbert Marcuse e no trabalho de Karl Marx e Friedrich Engels. Verifica-se que o tema em questão é amplo e complexo, visto que são ações que não possuem total legitimidade e para as quais os diversos sujeitos envolvidos atribuem significados diferentes e até contraditórios. Por fim, os resultados encontrados demonstram que essas ações em grande medida expressam mais controle social e intensificação dos processos de pseudoformação
Abstract: This research reports the study on non school educational activities named and identified by some terms: popular education, social education and non-formal education. Furthermore, it analyzes the relationship of this phenomenon with the school. It is empirical research conducted from the collection of information on entities in the State of São Paulo, that develop non school educational programs and projects. Data were obtained through the Internet, in electronic sites of organizations using the technique of content analysis. hypotheses raised: a) the non-school educational activities require didactic and pedagogical grounding and therefore has low capacity to generate learning; b) the non-school education consist is in extreme social control mechanism; c) non-school education is increasingly competing with school. The theoretical referential that guides the research is seated in studies of thinkers of Critical Theory of Society - Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin and Herbert Marcuse - and the work of Karl Marx and Friedrich Engels. It is verified that the theme in question is vast and complex, as are actions that do not have full legitimacy and for which the various subjects involved attribute different meanings and even contradictory meanings. Finally, the results demonstrate that these actions a large extent express more social control and intensifying processes of pseudoformation
Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade
Educação não escolar
Controle social
Educação não formal
Critical theory of society
No school education
Social control
Non formal education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Vasconcelos, Ailton Marques de. Educação não escolar: um estudo sobre as suas expressões pedagógicas e sociais na relação com a escola. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10493
Data do documento: 27-Jul-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ailton Marques de Vasconcelos.pdf915,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.