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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10435
Tipo: | Tese |
Título: | Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
Autor(es): | Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes |
Primeiro Orientador: | Bueno, José Geraldo Silveira |
Resumo: | levadas a efeito por instituição especializada no atendimento socioeducacional de sujeitos com deficiência intelectual grave, na medida em que se reconhecem os evidentes prejuízos cognitivos desses indivíduos e a necessidade de práticas sociais e educacionais específicas para seu desenvolvimento. Os dados evidenciaram que, embora segregados, eles não podem ser considerados excluídos socialmente. Eles recebem atendimento considerado de padrão elevado de qualidade de vida que procura desenvolver práticas educativas as quais, reconhecendo essas limitações, procuram ampliar as suas autonomias pessoais, propiciando, dessa maneira, o acesso aos direitos humanos e à cidadania. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos organizadores da instituição, das propostas, relatórios e avaliações de atividades educacionais e sociais. O tratamento qualitativo dos dados teve como base as contribuições teóricas, no que tange aos direitos de cidadania e educação, de Martuccelli, Cury e Bittar; exclusão e inclusão social, nas perspectivas teóricas de Martins; e, desenvolvimento e aprendizagem, nas concepções de Vigotski |
Abstract: | This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptions |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual grave Inclusão/exclusão social Instituição especializada Direitos humanos Serious intellectual handicap Social inclusion / exclusion Specialized institution Human Rights |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435 |
Data do documento: | 14-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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