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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10431
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intelectual sim, professorinha não!: o saber histórico escolar do Ensino Fundamental I na cidade de São Paulo (2007-2013)
Título(s) alternativo(s): Intellectual yes, schoolteacher no!: the school historical knowledge of Elementary Teaching I in São Paulo (2007-2013)
Autor: Silva, Elvis Roberto Lima da 
Primeiro orientador: Ciampi, Helenice
Resumo: O escopo central desta dissertação é desenhar a arquitetura das práticas e saberes escolares, relacionadas ao ensino de História, dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, de duas escolas municipais da Prefeitura do Município de São Paulo. A problemática da investigação fundamenta-se no questionamento de como ocorrem, na escola, as discussões sobre a organização do saber histórico escolar no currículo e de como se concretizam as práticas pedagógicas do ensino de História nas séries iniciais. Esse percurso é realizado pelo diálogo com a cultura escolar das escolas pesquisadas, tendo como baliza cronológica o período de 2007 a 2013. Esse recorte temporal compreende a implementação das Orientações Curriculares Natureza e Sociedade , da rede municipal de ensino, até sua extinção. A literatura acadêmica tem enfatizado que o saber histórico é introduzido nos anos iniciais de forma simplificada, em detrimento dos conhecimentos relacionados à leitura, escrita e o raciocínio lógico-matemático. A hipótese cotejada neste estudo é a de que as prescrições curriculares da PMSP, a reflexão dos saberes e práticas escolares, as atividades pedagógicas e os materiais didáticos do ensino de História devem ser analisados, coletivamente, nos momentos de formações continuada dos docentes. Os procedimentos metodológicos de pesquisa incluíram análise de documentos e relatórios referentes à implantação da proposta curricular, questionários e observações de aulas de quatro docentes, que atuam nas séries iniciais, de duas escolas distintas da PMSP. A pesquisa foi consolidada com os aportes teóricos de André Chervel, Dominique Julia, Ivor F. Goodson e José Gimeno Sacristán
Abstract: The main scope of this thesis is to design the architecture of school knowledge and practices related to the teaching of History, the early years of elementary school, two public schools in the Municipality of São Paulo. The issue of research is based on the questioning of how they occur in school discussions about the organization of knowledge in the school s History curriculum and how the pedagogical practices of History teaching in the early grades are built up. This path is conducted through dialogue with the school culture of schools surveyed taking into consideration the chronological period from 2007 to 2013. This time frame includes the implementation of the "Curriculum Guidelines - Nature and Society " of the municipal schools to its extinction. The academic literature has emphasized that historical knowledge is introduced in the early years in a simplified form as oposed to the knowledge related to reading, writing and logical mathematical reasoning. The hypothesis collated in this study is that the curricular requirements of PMSP, the reflection of knowledge and school practices, pedagogical activities and instructional materials in the teaching of History should be analyzed collectively in times of continuing training of teachers. The methodological research procedures included analysis of documents and reports related to the implementation of the proposed curriculum, questionnaires and classroom observations of four teachers who work in the early grades of two distinct schools of PMSP. The research was consolidated with the theoretical contributions from André Chervel, Dominique Julia, Ivor F. Goodson and José Gimeno Sacristán
Palavras-chave: Ensino de história
Currículo
Ensino Fundamental I
Práticas pedagógicas
Cultura escolar
History teaching
Curriculum
Elementary school
Teaching practices
School culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Silva, Elvis Roberto Lima da. Intellectual yes, schoolteacher no!: the school historical knowledge of Elementary Teaching I in São Paulo (2007-2013). 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10431
Data de defesa: 28-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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