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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10293
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão escolar no ensino fundamental: estudo das relações sociais entre os alunos com e sem deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Inclusion in primary school: a study of social relations between students with and without intellectual disabilities
Autor: Cabral, Fernanda Araujo 
Primeiro orientador: Sass, Odair
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações sociais estabelecidas entre as crianças com e sem deficiência intelectual, nas situações de sala de aula. Tomando por referencia que a interação social desempenha um importante papel na formação da criança, o trabalho se justifica pela necessidade de investigar em que medida a inclusão educacional da criança com deficiência intelectual, uma exigência legal e política contemporânea, contribui para o desenvolvimento das crianças que convivem na escola. A hipótese principal da pesquisa é que os alunos com deficiência intelectual em situação de inclusão são mais aceitos do que rejeitados pelo grupo de alunos da sala de aula, porém ocupam lugar de marginalização entre os alunos. A pesquisa foi orientada pelos conceitos de preconceito e experiência, à luz da teoria crítica da sociedade. A coleta de dados foi realizada com crianças matriculadas no ensino fundamental I que estudavam com alunos com deficiência na mesma sala de aula e os sujeitos núcleo da pesquisa foram duas crianças com deficiência intelectual. O instrumento consistiu na aplicação do teste sociométrico visando a identificar os relacionamentos recíprocos estabelecidos em sala de aula entre as crianças com e sem deficiência, bem como à observação dirigida durante os períodos de aula. Os resultados obtidos no teste sociométrico negam a hipótese geral da pesquisa, indicando que os alunos com deficiência intelectual não são escolhidos para a formação de subgrupos entre as crianças, sendo segregados. Porém as observações dirigidas apontam para a existência de momentos de identificação entre as crianças com e sem deficiência intelectual
Abstract: The objective of this research was to investigate the social relations that are established between children with and without intellectual disabilities, in classroom situations. Assuming that social interaction plays an important role in children's education, this work is justified by the need to investigate extent to which educational inclusion of children with intellectual disabilities, which is a legal requirement and a contemporary policy, contributes to the development of children at school. The main hypothesis of this research is that intellectually impaired pupils within an inclusive context are more accepted than rejected by the group of classmates, but the former occupy a marginalized position among their peers. This research was oriented by the concepts of discrimination and experience, in the light of critical theory of society. Data was collected from children enrolled in elementary school I (Ensino Fundamental I), who attended class with impaired pupils, and two children with intellectual disabilities were the core subjects for this research. The instrument consisted of the application of sociometric test for the purpose of identifying reciprocal relationships established between children with and without disabilities in the classroom, as well as the guided observation throughout classes. The results obtained by sociometric test is not consistent with the main hypothesis motivating this research, and it indicates that students with intellectual disabilities are not permitted to take part in subgroups formed by children, so that they are segregated. But the guided observation indicates the existence of moments of identification between children with and without intellectual disabilities
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Interações sociais
Preconceito
Teoria crítica
Educacional inclusion
Intellectual disability
Social interaction
Prejudice
Critical theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade
Citação: Cabral, Fernanda Araujo. Inclusion in primary school: a study of social relations between students with and without intellectual disabilities. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10293
Data de defesa: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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