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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10281| Tipo: | Dissertação |
| Título: | As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584) |
| Autor(es): | Faria, Marcos Roberto de |
| Primeiro Orientador: | Toledo, Maria Rita de Almeida |
| Resumo: | Especificar as representações de escola, ensino e aluno a partir das cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez é a preocupação primeira desta dissertação. Nesse caminho, faz-se um cruzamento das informações obtidas das missivas com as Constituições jesuíticas de 1556 e com os Exercícios espirituais de Loyola. Antes de mais, o presente trabalho situa em seu tempo a produção destes documentos jesuíticos e assume o texto dos Exercícios espirituais como um modelo de formação do jesuíta. Daí a importância deste na pesquisa ora apresentada, pois é ele o agente da educação e é dele a interpretação dos fatos e as informações presentes nas cartas. O trabalho assume, ainda, as Constituições como determinações que constroem práticas e representações específicas de escola, ensino e aluno. Nesse sentido, o recorte temporal que se segue é duplo: especifica as representações de escola, ensino e aluno antes e após a chegada das Constituições à América portuguesa. Para tanto, o texto sobre as cartas é apresentado em forma de tópicos de um glossário, através dos quais se podem inferir as representações de escola, ensino e aluno aí presentes. A partir de tais tópicos, especificam-se as representações a que o trabalho se propõe e se demonstra a função importantíssima da chegada das Constituições à América portuguesa e as mudanças que ocorreram, a partir daí, na organização interna das casas e colégios dos jesuítas. Esta é, portanto, a conclusão a que chega a pesquisa, confirmando as transmutações advindas com as Constituições. |
| Palavras-chave: | Educação Jesuitas Representação Século XVI Nóbrega, Manuel da, Padre, 1517-1570 - Correspondência - Crítica e interpretação Anchieta, José de, Padre, 1534-1597 - Correspondência - Crítica e interpretação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Faria, Marcos Roberto de. As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584). 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10281 |
| Data do documento: | 30-Ago-2005 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| MarcosFaria.pdf Restricted Access | 672,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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