REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorFaria, Marcos Roberto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759303Z6por
dc.contributor.advisor1Toledo, Maria Rita de Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:24Z-
dc.date.available2005-08-30-
dc.date.issued2005-08-30-
dc.identifier.citationFaria, Marcos Roberto de. As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584). 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10281-
dc.description.resumoEspecificar as representações de escola, ensino e aluno a partir das cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez é a preocupação primeira desta dissertação. Nesse caminho, faz-se um cruzamento das informações obtidas das missivas com as Constituições jesuíticas de 1556 e com os Exercícios espirituais de Loyola. Antes de mais, o presente trabalho situa em seu tempo a produção destes documentos jesuíticos e assume o texto dos Exercícios espirituais como um modelo de formação do jesuíta. Daí a importância deste na pesquisa ora apresentada, pois é ele o agente da educação e é dele a interpretação dos fatos e as informações presentes nas cartas. O trabalho assume, ainda, as Constituições como determinações que constroem práticas e representações específicas de escola, ensino e aluno. Nesse sentido, o recorte temporal que se segue é duplo: especifica as representações de escola, ensino e aluno antes e após a chegada das Constituições à América portuguesa. Para tanto, o texto sobre as cartas é apresentado em forma de tópicos de um glossário, através dos quais se podem inferir as representações de escola, ensino e aluno aí presentes. A partir de tais tópicos, especificam-se as representações a que o trabalho se propõe e se demonstra a função importantíssima da chegada das Constituições à América portuguesa e as mudanças que ocorreram, a partir daí, na organização interna das casas e colégios dos jesuítas. Esta é, portanto, a conclusão a que chega a pesquisa, confirmando as transmutações advindas com as Constituições.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22613/MarcosFaria.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJesuitaspor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectSéculo XVIpor
dc.subjectNóbrega, Manuel da, Padre, 1517-1570 - Correspondência - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectAnchieta, José de, Padre, 1534-1597 - Correspondência - Crítica e interpretaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAs representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584)por
dc.typeDissertaçãopor
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