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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10281Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Faria, Marcos Roberto de | - |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759303Z6 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Toledo, Maria Rita de Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2016-04-27T16:32:24Z | - |
| dc.date.available | 2005-08-30 | - |
| dc.date.issued | 2005-08-30 | - |
| dc.identifier.citation | Faria, Marcos Roberto de. As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584). 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10281 | - |
| dc.description.resumo | Especificar as representações de escola, ensino e aluno a partir das cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez é a preocupação primeira desta dissertação. Nesse caminho, faz-se um cruzamento das informações obtidas das missivas com as Constituições jesuíticas de 1556 e com os Exercícios espirituais de Loyola. Antes de mais, o presente trabalho situa em seu tempo a produção destes documentos jesuíticos e assume o texto dos Exercícios espirituais como um modelo de formação do jesuíta. Daí a importância deste na pesquisa ora apresentada, pois é ele o agente da educação e é dele a interpretação dos fatos e as informações presentes nas cartas. O trabalho assume, ainda, as Constituições como determinações que constroem práticas e representações específicas de escola, ensino e aluno. Nesse sentido, o recorte temporal que se segue é duplo: especifica as representações de escola, ensino e aluno antes e após a chegada das Constituições à América portuguesa. Para tanto, o texto sobre as cartas é apresentado em forma de tópicos de um glossário, através dos quais se podem inferir as representações de escola, ensino e aluno aí presentes. A partir de tais tópicos, especificam-se as representações a que o trabalho se propõe e se demonstra a função importantíssima da chegada das Constituições à América portuguesa e as mudanças que ocorreram, a partir daí, na organização interna das casas e colégios dos jesuítas. Esta é, portanto, a conclusão a que chega a pesquisa, confirmando as transmutações advindas com as Constituições. | por |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22613/MarcosFaria.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade | por |
| dc.rights | Acesso Restrito | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Jesuitas | por |
| dc.subject | Representação | por |
| dc.subject | Século XVI | por |
| dc.subject | Nóbrega, Manuel da, Padre, 1517-1570 - Correspondência - Crítica e interpretação | por |
| dc.subject | Anchieta, José de, Padre, 1534-1597 - Correspondência - Crítica e interpretação | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | por |
| dc.title | As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e Antonio Blázquez (1549-1584) | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MarcosFaria.pdf Restricted Access | 672,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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