???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10256
Tipo do documento: Dissertação
Título: O coordenador pedagógico e os ambientes virtuais de aprendizagem: um espaço para a formação de professores
Autor: Silva, Daniel Moreira da 
Primeiro orientador: Carlini, Alda Luiza
Resumo: O uso de ambientes virtuais de aprendizagem tem se expandido nos contextos educacionais, tanto para a formação inicial, quanto continuada de profissionais de educação. Diante disso, esta pesquisa foi organizada no sentido de propor ao coordenador pedagógico a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem para a realização dos processos de formação continuada que ocorrem geralmente em reuniões pedagógicas na escola. Ela tem por objetivo geral: investigar as formas de apropriação dos ambientes virtuais de aprendizagem realizadas pelos coordenadores pedagógicos para a formação continuada dos professores. E, por objetivos específicos: Descrever o contexto histórico, legislativo e as funções do coordenador pedagógico das redes públicas de ensino, em particular do estado de São Paulo; Caracterizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e suas contribuições para a formação continuada de professores; Promover uma formação continuada, aos coordenadores pedagógicos, para o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle; Analisar as propostas para o uso do Moodle, elaboradas pelos coordenadores pedagógicos, no ambiente utilizado para a sua formação. A investigação, de natureza qualitativa, apoiou-se em pesquisa bibliográfica e em estudo de caso, na forma de um curso de formação continuada oferecido aos coordenadores pedagógicos com o objetivo de familiarizarem-se com os recursos de um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), para uso posterior nas atividades da coordenação pedagógica. No decorrer do curso, os participantes elaboraram uma proposta de formação continuada para a sua realidade escolar. A análise documental das propostas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa orientou a formulação de recomendações aos coordenadores pedagógicos, relativas à organização de ações reflexivas para a formação continuada apoiadas em ambientes virtuais de aprendizagem
Abstract: The use of virtual tools of learning, by education professionals, has been expanded, in both initial and continual formation. Due to this fact, the aim of the present work was to present the virtual learning environment as a mechanism for continuous formation process, which usually occurs in pedagogical meetings at school. The main objective was to investigate forms of appropriation of the virtual learning environment by pedagogical coordinators for continual formation of teachers. The specific objectives were to describe the historical and legislative context and the functions of the pedagogical coordinators in public schools, particularly in São Paulo; characterize the virtual learning environment Moodle and its contribution for continual formation of teachers; promote a continuous formation, by pedagogical coordinators, of the virtual environment Moodle; analyze proposes of Moodle use made by pedagogical coordinators. The work, of qualitative nature, was based on literature research as well as in case study from a curse of continuous formation for pedagogical coordinators, aiming the familiarization with the virtual learning environment (Moodle) as a tool for further development of pedagogical coordinators activities. In the curse, the participants were invited to develop a continuous formation proposal based on their school reality. The analysis of the proposals indicated the recommendations for the pedagogical coordinators, relatively to the organization of reflexives actions in the continuous formation courses, based on virtual learning experiences
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Formação continuada de professores
Coordenação pedagógica
Virtual learning environment
Continuous formation of teachers
Pedagogical coordination
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Silva, Daniel Moreira da. O coordenador pedagógico e os ambientes virtuais de aprendizagem: um espaço para a formação de professores. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10256
Data de defesa: 3-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Moreira da Silva.pdf757,3 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.