REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelchiaro, Eliana Chiavone-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212404Y0por
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0por
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:36Z-
dc.date.available2009-10-26-
dc.date.issued2009-09-28-
dc.identifier.citationDelchiaro, Eliana Chiavone. School management and teacher absenteeism - different looks and practices: a validation of experience in São Paulo city public schools. 2009. 541 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10164-
dc.description.resumoO presente trabalho busca examinar o absenteísmo dos professores de Educação Infantil do Município de São Paulo, suas causas, influências e reflexos no cotidiano das escolas de Educação Infantil sob a ótica da gestão escolar. É um estudo que utilizou a abordagem qualitativa com subsídios quantitativos, tendo como meios de investigação o estudo exploratório, a pesquisa documental, bibliográfica, análise e coleta de dados. O trabalho captou os diferentes olhares da comunidade educacional e da sociedade civil a partir de depoimentos e material colhido nos meios de comunicação. Foi realizada uma pesquisa das ausências dos professores de educação infantil da EMEI Professora Ana Maria Poppovic no período de 1999 a 2008. A análise dos dados permitiu apurar índices percentuais de 22,23% de ausências no ano de 2004, como sendo o maior e de 3,65% em 2008, o menor. Entre outras medidas para o enfrentamento do absenteísmo, no âmbito escolar, foi apontado um projeto de gestão que possibilita o protagonismo dos sujeitos envolvidos, bem como a formação continuadapor
dc.description.abstractThe purpose of the present work is to examine teacher absenteeism in children education in São Paulo city, its causes, influences and reflexes in primary schools daily activities under the view of school management. The study uses the qualitative approach with quantitative subside. As it is an exploratory study, it involves documental and bibliographic research which is complemented by field work. So, the investigation captures different looks of educational community and society from observations, testimonials, interviews and collected data from means of communication. It consists of a research on teachers absences in EMEI Professora Ana Maria Poppovic from 1999 to 2008. The data analysis showed percent rates of 22.23% of absences in 2004 as the highest ones and 3.65% in 2008 as the lowest ones. So, among other ways to fight teacher absenteeism in schools, the study points out a management project that could favor the protagonism of the involved subjects. In such project, teacher continuing education would be highlightedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22234/Eliana%20Chiavone%20Delchiaro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectAbsenceeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectChildren educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectAbsenteismo (Trabalho)por
dc.subjectEscolas -- Organizacao e administracao -- Sao Paulo (cidade)por
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGestão escolar e absenteísmo docente: diferentes olhares e diversas práticas - validação de uma experiência na rede municipal de São Paulopor
dc.title.alternativeSchool management and teacher absenteeism - different looks and practices: a validation of experience in São Paulo city public schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliana Chiavone Delchiaro.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.