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dc.creatorCosta, Rosana Tosi da-
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Malta-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:03Z-
dc.date.available2005-04-25-
dc.date.issued2005-05-24-
dc.identifier.citationCosta, Rosana Tosi da. A habilitação em Educação Infantil no curso de Pedagogia da PUC-SP: um estudo de caso. 2005. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10004-
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo de caso sobre a Habilitação para a Formação de Professores para a Educação Infantil do Curso de Pedagogia da PUC de São Paulo. Teve como objetivo, através da análise curricular, investigar a formação desses profissionais em seus pressupostos teórico-práticos. Em um primeiro momento, organizou-se uma visão ampla da teoria que discute a formação do professor da educação infantil, no mundo e no Brasil, analisando as suas possíveis implicações na formação e atuação desse profissional. Utilizando a abordagem qualitativa, o levantamento de dados e suas análises foram executados com base em aspectos considerados fundamentais para a formação desse profissional, segundo o referencial teórico pesquisado, tendo como propósito reconhecer a estrutura existente que norteia a formação do professor para a educação infantil. A pesquisa incluiu o levantamento e análise dos documentos relativos ao projeto pedagógico da formação em questão e procurou dar voz aos atores do processo formativo, por meio de entrevista sobre a história da organização do curso, pelo mentor da Habilitação, e através de roda de conversa com os formandos dos períodos diurno e noturno. Também foi realizada uma análise do conteúdo de uma amostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados nos anos anteriores. Os resultados mostraram que a experiência de formação analisada apresenta aspectos relevantes tanto nas áreas prática estágio e elaboração de trabalho de final de curso quanto teórica referenciais e embasamento teórico. No entanto, ainda há muito que fazer para se chegar a uma proposta mais abrangente para a formação do professor da educação infantil, que integre a qualificação em educação infantil com a formação geral, a experiência profissional dos alunos com a organização dos estágios e inclua alguns conteúdos específicos no currículo. Objetiva-se, portanto, que as informações analisadas pela pesquisa possam colaborar para a melhora da organização e o estabelecimento de ações do movimento formador, que tem o seu enfoque na educação infantil.por
dc.description.abstractThis Thesis is based on a case study on the Early Childhood Teacher Qualification, at the Course of Pedagogy of the Catholic University of São Paulo. The research objective was to investigate the formation of those professionals from the theoretical-practical perspectives by means of the analysis of the structure and operation of its curriculum. At first, it presents a general view of the theory that discusses the formation of the Early Childhood Education teacher, in the world and in Brazil, examining its possible implications on the formation and performance of that professional. With the utilization of a qualitative methodology, the data was collected and analyzed with elements considered fundamental to the formation of that professional, based on the theoretical framework, in order to recognize the structure that guides the Early Childhood Education teacher formation. In this way, documents of the course s pedagogical project were analyzed, and an individual interview was carried out with the professor responsible for its development and implantation. Collective interviews were organized with groups of students of the night and day shifts. A content analysis of a sample of the Conclusion Papers prepared by the students was also done. The results show that the formation of the Early Childhood Education teachers has important aspects in the practical area training and development of Conclusion Papers as well as in the theoretical one literature references and theoretical basis. However, it is necessary to improve many aspects in order to get a better integration between the qualification in Early Childhood Education and the Pedagogy Course, between the professional experiences of the students and the organization of the training and the inclusion of some specific contents of Early Childhood Education in the curriculum. Therefore, this research can contribute to the present debate on the formation of the Early Childhood Education teachers, as well as to the improvement of the existent College level courses.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 __Tese Rosana Costa.pdf: 570268 bytes, checksum: eb0ff56965e39849f4a0fec0e31143e0 (MD5) Previous issue date: 2005-05-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23117/__Tese%20Rosana%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectProfessores de educacao pré-escolar - Formação profissionalpor
dc.subjecteducacao infantilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA habilitação em Educação Infantil no curso de Pedagogia da PUC-SP: um estudo de casopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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