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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9983
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação a partir da lógica das competências na educação profissional: possibilidades
Autor: Kato, Marielza Faria
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar, de forma crítica, os procedimentos da avaliação da aprendizagem na educação profissional de nível técnico a partir da lógica das competências preconizadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996. Tomamos como objeto de investigação as práticas avaliativas das competências utilizadas pelos professores e coordenadores. As análises incidiram sobre a legislação pertinente à educação profissional técnica de nível médio, buscando explicitá-la na perspectiva de seus avanços e retrocessos. Construímos a rede teórica de pesquisa abordando: de um lado, a apropriação da noção de competências nessa formação, dentro do quadro das mudanças da nova organização do trabalho; e, de outro, a teoria da avaliação da aprendizagem, estabelecendo diálogo entre alguns autores: Perrenoud (1995a; 1999b, c; 2002d), Hadji (1995a; 2001b), Dolz (2004), Ropé e Tanguy (2001), Bonniol (2001), Cappelletti (1999), Lüdke (1992) e outros especialistas na área, sobre os múltiplos aspectos da avaliação da aprendizagem e suas relações com a noção das competências. Propusemos essa avaliação numa lógica formativa, como alternativa eficaz. Definimos a metodologia da pesquisa: Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) - (LEFRÈVE e LEVRÈVE, 2006) e a observação do cotidiano escolar, para recolha dos dados da pesquisa. Com base nos referenciais 2 teóricos, elaboramos a análise crítica desse Discurso que representa o pensamento dos investigados, um eu semântico e coletivo, que expressa as opiniões, teorias, valores, enfim, as subjetividades. A pesquisa revelou a aplicação de uma avaliação a caminho da formatividade
Abstract: The main goal of this research was to critically analyze the learning evaluation procedures based on the competencies logic within the professionalizing education in high school, as defined in the law number 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). It was defined as the inquiry object for this research the competencies evaluation procedures applied by teachers and coordinators. The analysis was focused on the pertinent legislation, exposing its advances and retrocessions. The theoretical basis was built upon the use of the competencies concept in the professionalizing education considering the changes in the production system and work in general, and the learning theory, establishing a dialogue among authors: Perrenoud (1995; 1999; 1999), Hadji (1995; 2001), Dolz (2004), Ropé e Tanguy (2001), Bonniol (2001), Cappelletti (1999), Lüdke (1992) and other specialists on the subject, over the multiple aspects of the learning evaluation and its connections with the notion of competencies. The evaluation of competencies was proposed in a learning support logic, as an effective alternative. The research methodology was defined The Discourse of the Common Person or Group Representative Discourse (LEFRÈVE; LEFRÈVE, 2006) and the daily observation of school habits, used for data retrieval. Based on theoretical references, we elaborate the critical analysis of this "Discourse" that represents the thought of the teachers and coordinators involved - a generic person who express the opinions, theories, values and at last, the subjectivity of the group. The research revealed the application of the evaluation as supporting the student to develop competencies and to surpass difficulties
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Educação profissional
Learning Evaluation
Competencies
Professionalizing Education
Avaliacao educacional
Ensino profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Kato, Marielza Faria. Avaliação a partir da lógica das competências na educação profissional: possibilidades. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9983
Data de defesa: 23-May-2007
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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