Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9978
Tipo: | Tese |
Título: | A arte de ensinar como arte da descoberta- uma investigação interdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | The Art of Teaching is the Art of Assisting Discovery |
Autor(es): | Picollo, Claudio |
Primeiro Orientador: | Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
Resumo: | Neste trabalho, a tentativa de procurar respostas plausíveis à pergunta Caminhar entre vários campos de conhecimento consolida uma relação diferenciada na constituição de um professor/educador de língua estrangeira? obrigou-me a visitar/revisitar vários campos de conhecimento. Esta ação incitou-me a propor uma nova abordagem, aqui apresentada, e fortemente apoiada na investigação interdisciplinar quanto à questão da Arte na Prática de Ensino de Língua Inglesa com a utilização da metáfora do olhar. Sabendo que um dos princípios da Interdisciplinaridade é o de não rejeitar nenhuma disciplina, mas o de agregás-las todas, o primeiro e o segundo olhar investigativo tiveram como foco a relação ensino-aprendizagem da língua inglesa. Munido dos dados provenientes desses dois olhares, o terceiro olhar deteu-se na minha própria ação, apoiada nas abordagens Story Telling and Narratives e Arts Based Approach. Conduzida com alunos de um curso de extensão de inglês oral, oferecido por uma universidade brasileira, onde o professor/pesquisador põe seu repertório em funcionamento, juntando dados à sua experiência, pois a relação ensino-aprendizagem de língua estrangeira não só pressupõe uma pesquisa voltada à Linguística Aplicada, área por excelência interdisciplinar, mas também uma pesquisa que enfatize sobretudo a história de vida/experiência/repertório do professor e do aluno em contínuo movimento. As conclusões parciais dentro deste olhar mais alicerçaram minha crença sobre o importante papel da Arte na consolidação de uma relação diferenciada em minha própria construção: a de um professor de inglês e do resgate do humano. No quarto olhar investigativo, em que me descobri despertando como um professor artista reflexivo por intermédio de quatro elementos: 1 - o sentido da literatura; 2 - o sentido do teatro; 3 - o sentido da ópera e 4 - o sentido do encontro com Maria Callas - a descoberta da metáfora interior - eu e meus professores em formação chegamos a possíveis constatações sobre a pergunta de pesquisa. A relevância do trabalho está em ter me proporcionado esse caminhar dentro de mim, autorizando-me a externá-lo aos meus alunos e professores em formação bem como a todos os interessados em caminhar pelos caminhos da Interdisciplinaridade. Plavras chaves: Interdisciplinaridade, Prática de Ensino, Metáfora, Relação Ensino-Aprendizagem, História de Vida, Arts Based Approach, Repertório, Experiência, Línguítica Aplicada, Arte. |
Abstract: | ABSTRACT This thesis, an attempt to look for plausible answers to the question Does wandering among various fields of knowledge consolidate a differentiated relation in the constitution of a foreign language teacher/educator? obliged me to visit/re-visit many different fields of knowledge. This action encouraged me to propose a new approach strongly supported by an interdisciplary investigation as regards the role of Art in the development of English teaching courses, using the metaphor for the act of looking. Knowing that one of the principles of interdisciplinarity is the non desmissal of any knowledge field but rather the gathering of all of them, the first and second investigating looks focussed on the teaching and learning relashionships in the teaching of English. Aware of the data collected from both looks, the third one focussed on my own action supported by the approaches Story Telling and Narratives and Arts Based Approach with stu-dents of a extension course of English offered by a brazilian university where the teacher/researcher puts his Repertoire into action and collects the necessary ingredients to confront them subsequently with his experience, for the teaching and learning relationship of a foreign language not only pressuposes a research geared towards Applied Linguistics, an interdisciplinary field, but also research that emphasizes story telling/experience/repertoire of the teacher and the student in an everlasting movement. The partial conclusions within this third look were the foundation of my belief in the im-portant role of Art in the consolidation of a differentiated relation in my own formation: the one of an English teacher and the rescuing of humanism. In the fourth investigating look, where I discovered within me the waking up of a reflex-ive teacher/artist by means of four elements: 1 - the meaning of literature, 2 - the meaning of theatre, 3 - the meaning of opera and 4 - the significance of my meeting Maria Callas - the descovery of the inner metaphor - my teachers-to-be and I arrived at some possible answers on the research question above. The relevance of this work is to have offered me the possibility of delving inside me, al-lowing me to expose the work to my students, my teachers-to-be and those interested in walking along the path of Interdisciplinarity. |
Palavras-chave: | Interdisciplinarity Teaching Practice Metaphor Teaching and Learning Relationship Story Telling Arts Based Approach Repertoire Experience Apllied Linguistics Art Abordagem interdisciplinar do conhecimento Interdisciplinaridade em educação prática de ensino ensino e aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Picollo, Claudio. A arte de ensinar como arte da descoberta- uma investigação interdisciplinar. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9978 |
Data do documento: | 20-Abr-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese completa.pdf Restricted Access | 1,5 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.