???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/997
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo exploratório sobre as representações sociais presentes no processo de decisão de compra de imóvel
Autor: Giglio, Ernesto Michelangelo 
Primeiro orientador: Aguiar, Maria Aparecida Ferreira de
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as representações sociais presentes no processo de compra de imóveis residenciais que estejam na planta, isto é, que ainda deverão ser construídos. Apesar de tratar-se da compra de um produto, quando o imóvel a ser adquirido ainda está na planta o consumidor não conta com alguns aspectos denominados tangíveis, que normalmente direcionam a compra deste produto, tais como espaço interno, lugares onde bate o sol, tamanho-da piscina, objetos do play-ground. Nosso questionamento básico é o seguinte: considerando-se a condição dá- imóvel na planta, que representações sociais estariam presentes na construção da intenção da compra e sua concretização? Essa questão desdobra-se em outras: que importância é dada ao relacionamento com o corretor? que relevância adquire a imagem da imobiliária? como se avalia o preço de um produto ainda não disponível que relevância adquirem as imagens que o comprador cria sobre um futuro imaginado? que representações de espaço aparecem na decisão? estão presentes símbolos sociais tais como poder de compra, status de bairro? poderíamos criar algum principio de agrupamento destas representações? Com esses questionamentos, procuramos na literatura científica posicionamentos teóricos sobre os fatores tangíveis e intangíveis e sobre as representações sociais. Destas reflexões criamos um quadro teórico e uma metodologia para investigar quais fatores estariam presentes no campo especifico de nosso interesse. Jodelet (in Guareshi, 94: 202), quando explica o conceito de representação social criado por Moscovici, afirma que: "representação social é uma forma de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, tendo uma visão prática e concorrendo para a construção de uma realidade comum a um conjunto social." Estamos, portanto, interessados em investigar as formas de conhecimento socialmente elaboradas e partilhadas, que emergem no processo de compra do imóvel na planta. Secundariamente, discutimos os limites do conceito que separa fatores tangiveis e intangíveis, pois, ao utilizarmos a teoria das representações sociais de Moscovici como pano de fundo, tal divisão torna-se questionável. Como postura metodológica utilizamos os pressupostos da Complexidade, conforme descritas nas obras de Edgar Morin (91). Segundo nossa interpretação das ideias deste autor, os fenômenos sociais não podem ser reduzidos a partes separadas. Na nossa investigação, não podemos separar o sujeito de um lado, imobiliárias, bancos, propaganda de outro. Ainda comentando sobre postura metodológica, afirma Morin que a adoção do conceito de um sistema aberto tem duas consequências: a primeira é que as leis de organiza,cão do ser vivo não são de equilíbrio, mas de desequilíbrio. A segunda consequência é que a inteligibilidade do sistema deve ser encontrada não apenas no próprio sistema, mas também na sua relação com o meio. Através de contatos com empresas do setor, escolhemos uma amostra do catorze (14) pessoas de ambos os sexos, que adquiriram imóvel na planta, na região da cidade de S.Paulo, para fins de moradia própria, no prazo máximo de 6 meses até a data da entrevista. A quantidade está definida muito mais por critérios de cronograma do nosso trabalho e sazonalidade de vendas de imóveis em S. Paulo, do que por critérios amostrais, já que optamos por um estudo exploratório. Para entrevistarmos estas pessoas, utilizamos a técnica de entrevista ai erta, na qual a presença das representações sociais pudesse emergir e ser analisada. Para a análise de dados utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 77), explicitando as categorias que surgem do discurso dos entrevistados. Mais especificamente, utilizamos a técnica da Análise da Enunciação (Bardin, 77, cap. III). Como proposta de uma possível ordenação, utilizamos algumas categorias a priori, definidas pela nossa experiência, pelos rã atos de profissionais da área e pela literatura: a planta do apartamento, a localização em termos de geografia da cidade, os planos do comprador (por ex: casar, aposentar-se); a participação e influência de outras pessoas; as facilidades de aquisição; o prazo de entrega e a imagem do bairro. Na transcrição e análise das entrevistas encontramos vinte e sei (26) categorias, sendo que a planta interna foi relatada por todos os entrevistados. Algumas categorias consideradas básicas pelo Marketing e média desse ramo, tais como, área de lazer e segurança, apareceram poucas vezes e mostraram pouca importância. Esses dados levam à reflexão sobre possíveis mudanças nas estratégias de Marketing. Dados dos discursos, tais como os relativos à área de escritório e os fetos relatados por sujeitos de diferentes idades, levam à reflexão e abertura de vários campos de pesquisa, sobre produto, sobre atendimento, sobre significados simbolicos do imóvel, entre outros. Podemos concluir que o trabalho resultou em contribui,cões em nível te rico, ao discutir a validade de conceitos como representação social, atitude e tangibilidade; em contribuições metodológicas ao testar a operacionalidade de um instrumento de pesquisa qualitativa e a técnica de análise de conteúdo e, finalmente, em contribuições à prática deste ramo de negócio, ao abordar questões importantes tais como fatores de compra, importância do corretor e julgamentos dos consumidores sobre as empresas participantes
Abstract: The objective of this work consist in investigate the presents social representations in the process of buying residences that are still in the plant. It means, they haven't been build yet. Although the question refers to buy a product, when the house is in project the consumer doesn't have any tangibles aspects, that normally direct the acquisition, like internal space, sunshine's places, pool's size, objetcs of the play- ground. Our basic question is: considering that the house hasn't been build yet, what social representations would be presents in the construction of intention to purchase and its realization? These questions suport anothers: How important is the commission agent, since a lot of information come with him? What relevant is the business' image? How can somebody price a product, if this product doesn't exist? What is the significance of the buyers' images about their imaginated future? What do space's representations appear in the decision? Are there social's simbols, such as buy power? Could we criate any agrupament principle to this representations? With these questions, we looked for in the literature theoretical positions about tangibles and intangibles factors and about social representations. Then we criated a theoretical and methodological model to investigate which factors would be presents in the specific field of our interest. Jodelet (in Guareshi, 94:202) explaining the term criated by Moscovici: in social representation are a form of knowledgment, socially elaborated and partitioned, having a pratic vision and contribuing to a construction of a normal reallity to a social conjunt." How ever, we are interest in investigate the forms of knowledgment socially elaborated and partitioned, that emerg in a process of buying a house in construction. Secondary, we discuss the limits of the separation of tangible and intangible factors; since the use of social representation put this division~ in a questionable point. As methodogical way, we use the concepts of Complexity, criated by Edgar Morin (91). Conformable our interpretation about this author, the socials phenomenons cannot be reduced in separated parts. In our investigation, we cannot separate the subject in one side, the real state in other, banks and comunication in other. Still talking about methodological posture, Morin says that the use of the open system concept has two consequences: first, the rules of life don't have equilibrium, but desequilibrium. Second, the intelligibility of the system must be found not only to its own system, but also to its relation to the enviroment. Through contacting the companies, we chose 14 people from both sexs, whom had bought a house in the plant, in S. Paulo, to reside (not for location), whithin a time of six (6) months until the interview. The number of subjects is defined much more to cronograms criterion of our work and sazonality of sales in S. Paulo, than statisticals rules, since is a exploratory study. To interview these people, we used the open interview tecnique, which the social representations could emerge and be analised. To date analysis, we used the Content Analyse Method (Bardin, 77), expliciting the categories the appear in the speech of the subjects. More specificaly, we used the Enunciation Analyse Tecnique (Bardin, 77, cap III). To purpose a possible ordenation we used some priori categories, defined for our experience, the relats of profissionals and the literature: the house plant; the localization in the city; the buyer's plans (for example, to marry, to pension off); the participation and the influency of others people; the facility to buy; the time to delivery and the disctrict's image. In the transcrition and analyse's interviews showed us 26 categories and the house plant was related to all of the subjects. Some basics categories in Marketing and midia, like play ground and security appeared few times and showed us to have a small importance. These dates made reflect about changing the Marketing Strategies. Dates of the interviews, like the office area and facts relateds to people of differents age, made us reflect and open some fields of search, about product, about service, about simbolics's means of house, etc. We can conclude that the work result in contribuitions to the theoritecal level, when we discuss the validity of the concepts like social representations, actitud and tangibility; in methodological contribuitions when we t^Jest the operacionality of an instrument of qualitative research and the Contend Analyse Tecnique and, finally, in contribuitions to the work in this business, when we approach importants questions like buyer's factors, the importance of commission agent and the costumer's judgements about the company share in
Palavras-chave: Corretores de imoveis
Imoveis na planta
Negocios imobiliarios
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Giglio, Ernesto Michelangelo. Um estudo exploratório sobre as representações sociais presentes no processo de decisão de compra de imóvel. 1998. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/997
Data de defesa: 28-Nov-1998
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ernesto Michelangelo Giglio.pdf9,95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.