???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9960
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise crítica dos cursos universitários de medicina e de fonoaudiologia em relação às tendências na área de saúde
Autor: Lima, Vera Lucia Pereira
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Este estudo tem como foco principal analisar os cursos de Medicina e de Fonoaudiologia considerando as tendências atuais da educação, da saúde e as propostas das diretrizes curriculares nacionais. Realizado em uma Instituição de Ensino Superior particular, localizado na região da Grande São Paulo, busca por meio da análise de documentos compreender as condições de formação de médicos e de fonoaudiólogos. A análise efetuada permitiu a constatação da existência, ainda hoje, da dicotomia entre a saúde e a doença, do ensino e da aprendizagem, da teoria e da prática, apesar dos avanços da tecnologia, da globalização, dos conhecimentos e da dinâmica do mercado do trabalho. Espera-se que o presente estudo possa servir de base para reflexão e discussão dos setores envolvidos na formação do médico e do fonoaudiólogo e contribuir na busca de novos caminhos para os profissionais da área da saúde
Abstract: This study has as its main focus the analysis of private university Medical and Phonoaudiology courses, in Great São Paulo, considering nowadays tendencies related to education, health and national curricular guidings. The analysis aims at understanding the conditions of doctors and phonoaudiologists formation, as revealed in the institution s documents. The results made it possible to testify the existence, even in present days, of a dichotomy between health and disease, teaching and learning, theory and practice, despite technology improvements, globalization, knowledge and the work market dynamics. We hope this study can be used as a basis for reflection and discussion of areas linked to the doctor and phonoaudiologist s formation, opening up new ways for their activies.
Palavras-chave: Profissionais da saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lima, Vera Lucia Pereira. Análise crítica dos cursos universitários de medicina e de fonoaudiologia em relação às tendências na área de saúde. 2000. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9960
Data de defesa: 30-Mar-2000
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_61666.pdf953,41 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.