???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9957
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interação, Redes e comunidades de Prática (CoP): subsídios para a Gestão do Conhecimento na Educação
Título(s) alternativo(s): Interaction, Networks and Communities of Practice (CoP): basis for Knowledge Management in Education
Autor: Mengalli, Neli Maria
Primeiro orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado pesquisa os desvelamentos derivados do currículo do curso Formação de Gestores Escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, que emergiram das ações, das práticas, das atitudes e dos discursos dos gestores educacionais que atuavam nas escolas da rede pública de São Paulo e nas diretorias de ensino. O desvelado explicitou indícios de gestão baseada no conhecimento por meio de recursos tecnológicos potencializadores do desenvolvimento de ações colaborativas. Sendo o computador um instrumento potencial para a criação de comunidades, a pesquisa procurou mostrar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos para a formação de redes, resolução de problemas e tomada de decisão. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns e memoriais reflexivos, escritos por participantes do curso em diferentes papéis; entrevistas semi-estruturadas, realizadas com integrantes e formadores do projeto, selecionados após a leitura dos memoriais; e questionários acerca do assunto gestão baseada no conhecimento. Após a análise e interpretação dos dados, foi possível perceber indícios de gestão baseada no conhecimento em escolas, porém feitos ainda de modo intuitivo e sem sistematização. Embora o projeto do curso pesquisado tivesse trabalhado os elementos apontados por teóricos como essenciais para a gestão baseada no conhecimento não foram desveladas todas as noções nos instrumentos de coletas de dados. Foi possível perceber as potencialidades para a sugestão de formação de redes e criação de comunidades, principalmente a Comunidade de Prática (CoP), como subsídios para a gestão baseada no conhecimento na Educação.
Abstract: This Master s Dissertation researches the disclosures derived from the curriculum of the School Administrators Development course in the use of Information and Communication Technologies of the School Administration and Technology Project, which emerged from the actions, practices, attitudes and discourse of the educational administrators from the public schools of Sao Paulo State and departments of education. These disclosures made explicit certain indications of knowledge based management through technological resources that empower the development of collaborative actions. Considering that the computer is a potential instrument for creating communities, the research shows the possible uses of technological resources for network building, problem solving, and decision making. Data collection instruments consisted of the forums and reflective memoirs written by the course participants in various roles; semi structured interviews with project members and instructors selected after review of the memoirs; and questionnaires regarding the topic of knowledge based management. After data analysis and interpretation, it was possible to perceive indications of knowledge based management in the schools, yet still enacted intuitively and unsystematically. Although the course project included the elements indicated by theorists as essential to knowledge based management, not all of these concepts were revealed in the data collection instruments. It was possible to perceive the potentials for the suggestion of network formation and community building, primarily Communities of Practice (CoP), as the basis for knowledge based management in Education.
Palavras-chave: Educação
Currículo
Gestão do Conhecimento
Redes
Comunidades
Comunidade de Prática (CoP)
Education
Curriculum
Knowledge Management
Networks
Communities
Communities of Practice (CoP)
Curriculos -- Planejamento
Gestao do conhecimento
Tecnologia educacional
Redes de computadores
Comunidades virtuais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mengalli, Neli Maria. Interação, Redes e comunidades de Prática (CoP): subsídios para a Gestão do Conhecimento na Educação. 2006. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9957
Data de defesa: 4-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CED - Neli Maria Mengalli.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.