???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Irecê Piazentini Nabuco de-
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Elizabeth de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:54Z-
dc.date.available2007-05-24-
dc.date.issued2006-10-27-
dc.identifier.citationAraujo, Irecê Piazentini Nabuco de. A produção coletiva em fórum na EaD online na perspectiva da teoria da atividade. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9953-
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga como se constitui a produção coletiva de texto em fórum de discussão em ambiente digital. Procura descrever como ocorreu a atividade educacional, da perspectiva dos participantes do fórum, como se estabeleceram as regras e a divisão de trabalho entre os membros desta comunidade online para a realização da produção coletiva, quais as contradições ocorridas e as saídas encontradas que permitiram a expansão da atividade em foco. O campo de pesquisa foi o fórum Design Educacional, inserido na disciplina Formação de Professores em Ambientes Digitais , realizada no segundo semestre de 2003, no programa de Educação: Currículo da PUCSP. Os dados foram coletados por meio de registros eletrônicos do ambiente digital e de questionário enviado por email para os alunos participantes desse fórum. Para fundamentar a análise foi utilizada, como referencial teórico e metodológico, a Teoria da Atividade. Do conceito de mediação em Vygotsky (1984, 1987) à teoria da atividade em Leontiev (2004) e Engeström (1999, 2002), foi possível descrever os componentes do sistema de atividade e as relações estabelecidas entre eles e evidenciar os fatores que contribuíram para o desenvolvimento do sistema analisado. Por fim, a atividade de produção coletiva indicou que há de se levar em conta a participação dos alunos, a mediação do professor e a relação deles com o ambiente, com os componentes do sistema de atividade que se interrelacionam, recíproca e mutuamente, e que a superação de contradições ocorridas provocou a construção do conhecimentopor
dc.description.abstractThis research investigates how group writing production is set in a digital discussion forum. It tries to describe how the educational activity took place, in the view of the forum members, how the rules were established, how the tasks were given out among the members of this online community for the accomplishment of the production and also which contradictions came up and which solutions enabled the expansion of the focused activity. The field for research was the Educational Design Forum, studied in the Teacher Training in Digital Environment discipline, covered on the 2 nd term in 2003 at the Education Program of the PUCSP College. The information was collected from the electronic records in the digital environment and from a questionnaire sent by email to the students taking part in this forum. The Activity Theory was used as theoretical and methodological reference to support the analysis. From the mediation concept in Vygotsky (1984, 1987) to the Activity Theory in Leontiev (2004) and Engeström (1999, 2002) it was possible to describe the elements in the activity system and the relations between them as well as to highlight the factors that contributed for the development of this system. Finally, the activity in group production demonstrated that the students participation and the teacher s mediation have to be reckoned likewise their relation with the environment in which they are, with the activity system elements that relate with each other, reciprocally and mutually, and that overcoming the contradictions promoted the building of knowledgeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CED - Irece PN Araujo.pdf: 1981508 bytes, checksum: 8ef2716c48fb8225498fd3b6e1248f7f (MD5) Previous issue date: 2006-10-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23045/CED%20-%20Irece%20PN%20Araujo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectEaD onlinepor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.subjectSistema da Atividade Educacionalpor
dc.subjectContradições e Ciclo Expansivopor
dc.subjectEaD onlineeng
dc.subjectActivity Theoryeng
dc.subjectEducational Activity Systemeng
dc.subjectContradictions and Expanding Cycleeng
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEnsino a distanciapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA produção coletiva em fórum na EaD online na perspectiva da teoria da atividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CED - Irece PN Araujo.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.