???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950
Tipo do documento: Dissertação
Título: A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem
Autor: Poliche, Alessandra Hauk
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Esta pesquisa estudou o Regime de Progressão Continuada, implantado em São Paulo no ano de 1998, e as implicações desse novo sistema na avaliação da aprendizagem. O trabalho apresenta um histórico dos pressupostos do Regime de Progressão Continuada e faz uma breve distinção do sistema de Promoção Automática que vigorava em meados dos anos 60. Discutimos também os conceitos teóricos do sistema, embasados por autores respeitados nos meios educacionais que consideram o sistema de ciclos como uma inovação. Além disso, demonstramos a importância da avaliação formativa para o sucesso desse sistema educacional. Utilizamos a abordagem qualitativa como método de investigação, por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise de discurso dos sujeitos para obter o maior conjunto de dados empíricos possíveis acerca do tema estudado. O resultado foi uma série de críticas feitas ao sistema de Progressão Continuada: o autoritarismo da SEESP na implantação do projeto e a ausência de orientações sobre o novo sistema educacional. A conseqüência é o desconhecimento, por parte dos professores, dos princípios básicos do Regime de Progressão Continuada, gerando distorções como ausência de avaliação e promoção automática dos alunos. A intenção desse trabalho é contribuir para o debate sobre o sistema de Progressão Continuada, afim de que se possa garantir a melhoria da qualidade de ensino
Palavras-chave: Progressão Continuada
Avaliação
Políticas Públicas
Promocao de alunos
Avaliacao educacional
Rendimento escolar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Poliche, Alessandra Hauk. A progressão continuada e suas implicações na avaliação da aprendizagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9950
Data de defesa: 17-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CED - Alessandra Hauk Poliche.pdf925 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.