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dc.creatorCanda, Candido Jasse-
dc.contributor.advisor1Morais, Manuel José de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:53Z-
dc.date.available2006-12-27-
dc.date.issued2006-08-03-
dc.identifier.citationCanda, Candido Jasse. Educação autóctone tradicional e a educação oficial moderna : efeitos dos ritos de iniciação autóctone sobre o rendimento escolar dos alunos iniciados. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9945-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objecto de estudo o impacto da educação autóctone tradicional sobre a educação oficial moderna, no âmbito dos ritos de iniciação autoctones sobre o rendimento escolar dos alunos iniciados. O objectivo da pesquisa é identificar os aspectos educativos contidos nas acções da educação autóctone tradicional através dos ritos de iniciação que influênciam o rendimento escolar dos alunos iniciados do sexo masculino num ambiente étnico-linguístico-cultural matswa no Distrito de Vilanculos Provincia de Inhambane, Moçambique. Os métodos e meios de transmissão de conhecimentos empregados na educação autóctone mereceram a atenção central neste estudo, na intenção de se avaliar a sua eficácia na formação da personalidade e produção de novos valoresmorais e éticosnos iniciadosfavorecendoo seurendimento escolar. Oa resultadosda pesquisa apontampara o seguinte: 1. As comunidadestradicionaismostram-seaflitas pela ineficáciada escola oficial em relação à educação de base humana das novas gerações. O facto de a escola oficial ser do Governo inibe as comunidades de exprimirem abertamente as suas opinões relativas a essa questão, isto porque reina um ambiente de que o que é do Estado deve ser honrado e cumprido integralmente. Esta situação faz com que o conflito (aparente) entre a educação autóctone e a educação , oficial se mantenha por muito tempo, embora haja evidências de que a articulação dos dois sistemas educativos seja um imperativo sociocultural. 2. Os executores da política educacional moderna (professores) têm consciência da relevância de alguns aspectos educativos da educação autóctone, mas, porque o regime instituido pelo sistema de educação oficial é rígido, não há espaço para acomodar as iniciativas dos professores, no cumprimento dos programas de ensino-aprendizagem oficialpor
dc.description.abstractThe presente research studies lhe impact of traditional native education on a modem official education in lhe scope of initiations rites effects upon school achievement of lhe pupils initiated It aims to identifyeducational effects embedded in the traditional native education through. initiatian rites that influence school achievement afilie pupils initiated. The methods and means of transmissionof knowledgeapplied in the native education, are at lhe core of this research in an attemptto assess their effectivenessin the building of personalityand bringing up new moral and ethic values fostering scholl achievementofthe initiated youngsters. The study of educationalimpact acknowledgesthat lhe subjects of lhe study are a racional species that owns culture. The study outcomes highlight that: 1. Tradionalcommunitiesexpress great worry about lhe official school effectivinessregarding lhe basic education for lhe new generations.The fact of official school beeing under govermmentinhbits lhe communitiesto overtly express their opinion in lhe relation no matter for jt is taken for granted that what is under stat contrai mnst be honorably and full carried out. This situationtums the apparentconflictbetween native education and official educationinto a longstandingconflictbetweenlhe two educationalsystems is a social and cultural imperative. 2. Teachers,as those who put into efectlhe modem educationpolicies are awãte of lhe relevanceof some educationalaspects of native education,but due rigidity of lhe official education,there is no roam for teachersinitiativeswhen carrying out official teachingand leaming programseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 candido jasse.pdf: 4814294 bytes, checksum: 77af281c87241e3b208343b660f10093 (MD5) Previous issue date: 2006-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23038/candido%20jasse.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMoçarnbiquepor
dc.subjectRitos de Iniciação Matswapor
dc.subjectEducação Tradicionalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectMozambiqueeng
dc.subjectMatswa Initiation Riteseng
dc.subjectCurrículumeng
dc.subjectTraditional Educationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectSchool Achievementeng
dc.subjectEducacao -- Inhambane (Mocambique)por
dc.subjectEducacao -- Finalidades e objetivospor
dc.subjectRitos de iniciacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação autóctone tradicional e a educação oficial moderna : efeitos dos ritos de iniciação autóctone sobre o rendimento escolar dos alunos iniciadospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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