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Tipo do documento: Tese
Título: Enfrentado o fracasso escolar: inclusão ou reclusãodos excluídos?
Autor: Bahia, Norinês Panicacci
Primeiro orientador: Cortella, Mario Sergio
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas públicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o enfTentamento do fracasso escolar, especialmente as mais recentes - o Projeto das Classes de Aceleração (1996) e o Regime de Progressão Continuada (1997) - e seus desdobramentos na rede de ensino, tanto em relação aos efeitos destas medidas para o conjunto dos profissionais das escolas, quanto em relação aos resultados referentes ao desempenho escolar dos alunos que freqüentaram as Classes de Aceleração por um ano e, posteriormente, retomaram às classes regulares com um regime de progressão continuada. Nesse sentido, buscaremos verificar se essas ações estão garantindo, efetivamente, a qualidade de ensino, promovendo a inclusão dos alunos estigmatizados pelo fracasso escolar ou, se estão mascarando a situação de exclusão deles, gerando o que poderemos chamar de "reclusão dos excluídos". Para melhor compreensão do contexto educacional, retomaremos algumas discussões sobre fracasso escolar, que promove a exclusão da ou na escola. Necessária se faz, também, uma análise do contexto social mais amplo, em que se inserem as ações governamentais na área da educação, porque conduzidas por uma política neo-liberal excIudente
Abstract: This study's objective is to analyze how the State of Sao Paulo Secretary of Education public politics faces the education failures, especially the more recent afies - the Project of Accelerated Classes (1996) together with the Program of Ongoing Progress (1997) - and how these educational systems outcome affected the school professionals as weIl as the scholastic achievements of students who attended the Accelerated Classes for one year and afterwards returned to regular classes operating under the Ongoing Progress programo We wiIl try to verify if these projects are a guarantee of quality learning, bringing back into the fold these students previously marked as failures or if they on1yhide the fact that the same are actuaIly kept out, in a system that can be best described as "the confinement of the exc1uded.1ITo understand better the educational context, we wiIl have to revive some of the discussions abOlireducational failures, since they are responsible for exclusion from as weIl as within the school system. We will also include a Iarger analysis of society's role as a result of the govemment's neo-liberal exclusion policy in the area of education
Palavras-chave: Projeto das Classes de Aceleracao
Regime de Progressao Continuada
Project of Accelerated Classes
Program of Ongoing Progress
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Bahia, Norinês Panicacci. Enfrentado o fracasso escolar: inclusão ou reclusãodos excluídos?. 2002. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9944
Data de defesa: 30-Mar-2002
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