REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9938
Tipo: Dissertação
Título: A comunicação na relação professor-aluno com necessidades educativas especiais auditivas: estudo de caso numa Escola em Maputo
Autor(es): Simbine, Lúcia Suzete
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: A presente dissertação é resultado da pesquisa intitulada: "A Comunicação na Relação Professor-Aluno com Necessidades Especiais Auditivas - Estudo de caso numa Escola em Maputo". O objectivo principal da mesma é fazer uma reflexão sobre o impacto da comunicação na relação professor-aluno com necessidades educativas especiais auditivas no desempenho pedagógico. O objecto de pesquisa da dissertação é a comunicação na relação professor-alunos da 13,53e 73com Necessidades Educativas Especiais Auditivas na sala de aulas na Escola de Educação Especial nol. Trago à tona alguns problemas que enfermam a Educação Especial em Moçambique, de um modo geral e, em particular, a situação na Escola ora pesquisada. A minha abordagem metodológica é do tipo qualitativo / fenomenológico. No quadro teórico apresento a resenha histórica da evolução da "Educação Especial" ao nível do mundo e do país, com base nos autores MeIo (1986), UNESCO (1994), Jimenéz (1997), Correia (1999) e Nielsen (1999), e outros, destacando os períodos de segregação, integração e de inclusão. É no mesmo quadro que Kirk e Gallagher (1996) e Moreno e Rau (1996) serviram para discutir as necessidades especiais auditivas, enquanto Not (1989), Carvalho e Diogo (1999), Amado (2001), Carita e Femandes (2002), Estrela (2002), Cunha (2004) e outros serviram de base para a compreensão da comunicação na relação pedagógica. Com base no marco teórico apresentado fiz a análise dos materiais colectados. Os resultados permitem concluir que; i) a comunicação na relação pedagógica na Escola pesquisada tem um impacto negativo, isto é, não é eficiente; ii) o sistema educacional é, relativamente, excludente: iii) a formação e o perfil do professor não condiz com o tipo de alunos daquela escola e iv) as condições nas salas de aulas não são favoráveis, o material e os meios didácticos são quase inexistentes, daí o fraco desempenho pedagógico dos alunos
Abstract: The present dissertation is a result of a research entitled: "communication in the Teacher- Pupil Relationship with Special Hearing Needs". Its objective is to make an in-thought on the impact of communication in the teacher-pupil relationship with educational special hearing needs in school progresso The object of the research of the dissertation is communication in the teacher-pupil relation for Standards 1, 5 and 7 with Educational Special Hearing Needs in the c1assroomat the special Education School N°l. 1come out with problems affecting Special Education in Mozambique in a general way, and in a particular, the situation in the School researched. My methodological approach is qualitative/phenomenological one. In the theoretical sphere, 1 present a brief history of the development of the "Special Education" world-wide and country-wide, on the basis of the following authors: MeIo (1986), UNESCO (1994), Jimenéz (1997), Correia (1999), Nielsen (1999) and others, highlighting the segregation, integration and inclusion periods. It is in the same framework that Kirk and Gallagher (1996) and Moreno Rau (1996) were used to discuss special hearing needs, while Not (1989), Carvalho and Diogo (1999), Amado (2001), Carita and Femandes (2002), Estrela (2002), Cunha (2004) and others served as the basis for the understanding of communication in the pedagogical relationship. On the ground of the theoreticallandmark tabled, 1 IDadean analysis of the collected materiaIs. The outcomes allow to conclude that: i) communication in the pedagogic~ relation in the researched School has a negative impact, i.e. it is ineffective; ii) the educational system is relatively excluding; iii) the teacher' s training and profile do not match with the type of students of that schools and iv) the classroom conditions are not favourable, materiais and didactic means are almost non-existent, therefrom explaining the low students outcomes in pedagogical terms.
Palavras-chave: Comunicação na Relação Professor-Aluno
Necessidades Educativas Especiais Auditivas
Exclusão
Fraco desempenho pedagógico
Currículo
Moçambique
Communication in the Teacher-Pupil Relationship
Educational special hearing Needs
Exclusion
Poor Performance
Curriculum
Mozambique
Surdos -- Educacao -- Maputo (Mocambique)
Educacao especial -- Mocambique
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Simbine, Lúcia Suzete. A comunicação na relação professor-aluno com necessidades educativas especiais auditivas: estudo de caso numa Escola em Maputo. 2006. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9938
Data do documento: 27-Jul-2006
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucia Suzete Simbine.pdf
  Restricted Access
9,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.